Home > Comunicação > Notícias

Gestos divulga programação para o Dezembro Vermelho

Gestos divulga programação para o Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho está chegando e a ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero traz uma agenda diversificada, com ações culturais e educativas, além do bazar solidário da instituição. A programação começa no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Enfrentamento à Aids, e segue até o dia 16. Este será o primeiro ano com atividades presenciais desde o início da epidemia de Covid-19.

A Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero é uma organização da sociedade civil fundada no Recife (PE), em 1993. A instituição nasceu do desejo de tratar dos temas ligados ao HIV e à AIDS sob uma perspectiva mais ampla e multidisciplinar. Desde então, a ONG atua diretamente na construção de respostas eficazes e nas políticas de HIV/AIDS no Brasil e na América Latina, tornando-se uma referência em HIV/AIDS, Saúde, Igualdade de Gênero, Direitos Humanos, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. A instituição tem caráter consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e, este ano, foi eleita uma das 100 Melhores ONGs do Brasil pelo Prêmio Melhores ONGs.

No Brasil, o mês de dezembro é dedicado às campanhas de prevenção e conscientização sobre o vírus HIV e sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids). O período foi escolhido pelo Ministério da Saúde devido ao Dia Mundial de Enfrentamento à AIDS e foi oficialmente reconhecido em 2017, quando o Senado Federal promulgou a Lei 13.504 que instituiu oficialmente “a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis”. A cor é uma alusão ao símbolo da luta contra a Aids: um laço vermelho.

Anualmente a Gestos realiza ações institucionais no mês de dezembro para visibilizar a necessidade de uma resposta efetiva ao HIV/AIDS, com participação da sociedade civil e garantia de pleno acesso ao Direito à Saúde – sobretudo para as populações em maior estado de vulnerabilidade social. 

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Pernambuco, cerca de 32 mil pessoas vivendo com HIV/AIDS estão em tratamento no estado. Atualmente, a capital pernambucana está entre as quatro cidades da Região Metropolitana com maior número de infecções pelo HIV. Somente no Recife, no período de janeiro a junho de 2021, foram notificados 134 casos de AIDS, além de 390 infecções pelo vírus HIV. 

Este ano, a organização retoma suas ações presenciais após dois anos de distanciamento social. “A expectativa é que, a partir de 2023, nós [do Movimento Aids] tenhamos mais possibilidades de atuar com respostas ao HIV/AIDS baseadas nos direitos humanos e que tenhamos também uma maior sensibilidade do governo para cumprir a sua responsabilidade de garantir a todas as pessoas o Direito à Saúde; isso implica no fortalecimento do SUS e de políticas inclusivas e sustentáveis que não deixem ninguém para trás”, afirma a coordenadora geral da Gestos, Alessandra Nilo.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Seminário: Enfrentamento ao Estigma e Discriminação em relação às pessoas vivendo com HIV e Aids

Abrindo a programação institucional, no Dia Mundial de Enfrentamento  à Aids (1º de dezembro), o seminário vai abordar o impacto do estigma e da discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA). A iniciativa é realizada em parceria da Articulação Aids de PE, com apoio da Sociedade Internacional de Aids (IAS, na sigla em inglês) e dos programas de HIV/AIDS e outras ISTs estadual e municipal do Recife. O encontro é voltado para profissionais de saúde e usuários/as do Sistema Único de Saúde (SUS) – em especial as PVHAs – e tem o objetivo de disseminar informações sobre como responder ao HIV e à Aids, sem estigma e discriminação.

A ação é um desdobramento da campanha Eu e Meu/Minha Profissional da Saúde, desenvolvida pela Gestos em parceria com a Sociedade Internacional de Aids (IAS, na sigla em inglês), que em março deste ano reconheceu as contribuições de profissionais dos serviços de Saúde do estado que fazem a diferença no atendimento e acolhimento de PVHAs, contribuindo assim para uma resposta efetiva e humanizada ao HIV. A formação também é fruto de uma parceria entre a Gestos e a Articulação Aids de PE. 

O seminário será realizado em parceria com a Articulação Aids de PE, com apoio da IAS e dos programas estadual e municipal do Recife para HIV/AIDS e outras ISTs. O encontro vai acontecer no auditório da Policlínica Lessa de Andrade (Estrada dos Remédios, 2416 – Madalena, Recife), das 8h30 às 12h30. As inscrições podem ser feitas no dia e local do evento. A programação completa está disponível aqui.

 

Agenda cultural e roda de diálogo: Vamos combinar na praça

Ocupar parques públicos com cultura e informação de qualidade sobre prevenção combinada. Esse é o objetivo do evento “Prevenção para Jovens: Vamos Combinar na Praça?”, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem (GT Jovem) da Gestos, com apoio do Fundo Positivo e da Federação Internacional de Planejamento Familiar (IPPF, na sigla em inglês). 

A ação busca promover rodas de conversa sobre prevenção combinada ao HIV/AIDS e outras ISTs, com direito a projeções temáticas, programação musical e Som na Rural. O evento também distribui cartilhas informativas produzidas pela ONG e insumos de prevenção – como gel lubrificante e preservativos da marca DKT (Prudence), parceira institucional da Gestos.O foco são jovens e adolescentes (entre 15 e 29 anos) das periferias do Recife, grupo etário mais impactado pelo HIV e outras ISTs (como a sífilis e a gonorréia).

O evento irá acontecer em duas edições, das 17h às 22h. A primeira edição será na quinta-feira (1º de dezembro), na Praça da Várzea (Zona Oeste do Recife); já a segunda, está prevista para o dia 7 de dezembro e vai acontecer na Praça de Joana Bezerra.

 

Seminário: Prevenção Combinada e HIV – onde estamos e para onde vamos?

No dia 2 de dezembro, a Gestos, com apoio da Viiv Healthcare, realizará o seminário virtual “Prevenção Combinada e HIV: onde estamos e para onde vamos?”. O evento vai acontecer de forma remota (através da plataforma Zoom), das 9h às 13h, e vai reunir ativistas, pesquisadores/as e representantes de organizações da sociedade civil, com participação também do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), do Ministério da Saúde.  As inscrições podem ser feitas através do link https://bit.ly/3hOYH8D. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

A prevenção combinada é um conjunto de procedimentos e métodos disponíveis para evitar a transmissão e/ou infecção pelo vírus HIV, causador da  síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Juntos, esses métodos e procedimentos compõem a chamada “Mandala da Prevenção Combinada”, que funciona de maneira complementar e interligada.

 

Bazar Solidário

Esse é um dos eventos mais animados realizados pela Gestos e que, anualmente, integra a programação para o Dezembro Vermelho – mas que não acontecia desde 2020, devido à pandemia de Covid-19. Após dois anos, o Bazar Solidário está de volta e acontecerá no dia 16 de dezembro, das 15h às 22h, na sede da Gestos (Rua dos Médicis, 68 – Boa Vista, Recife).

Baseado no conceito de economia circular, que compreende a reutilização como um modelo para formas de produção mais sustentáveis e ecologicamente corretas (alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12), o bazar traz um acervo variado e com preços acessíveis. A ação busca captar recursos para o trabalho em defesa das pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVHAs) – desenvolvido pela instituição há quase 30 anos.

 

Serviço

 

Agenda de ações da ONG Gestos para o mês de enfrentamento à Aids 

Período: De 1 a 16 de dezembro 

 

Seminário: Enfrentamento ao Estigma e Discriminação

Quando: Quinta-feira (01/12)

Onde: auditório da Policlínica Lessa de Andrade (Estrada dos Remédios, 2416 – Madalena, Recife)

Horário: 8h30 às 12h30

Inscrições: no local

 

Vamos combinar na praça? – Várzea

O quê? Roda de diálogo e Som na Rural

Quando: Quinta-feira (01/12)

Onde: Praça da Várzea

Horário: 17h às 22h

Atração: DJ Boneka 

 

Seminário: Prevenção Combinada e HIV – onde estamos e para onde vamos?

Quando: Sexta-feira (02/12)

Onde: Zoom (online)

Horário: 9h às 13h

Inscrições: https://bit.ly/3hOYH8D 

 

Vamos combinar na praça? – Coque

O quê? Roda de diálogo e Som na Rural

Quando: Quarta-feira (07/12)

Onde: Praça da Joana Bezerra

Horário: 17h às 22h

Atração: a confirmar

 

Bazar Solidário

Quando: Sexta-feira (16/12)

Onde: Sede da Gestos (Rua dos Médicis, 68 – Boa Vista, Recife).

Horário: 15h às 22h

Atrações: a confirmar

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.