Home > Comunicação > Notícias

Seminário sobre Estigma e Discriminação abrirá a programação do Dezembro Vermelho da Gestos

Seminário sobre Estigma e Discriminação abrirá a programação do Dezembro Vermelho da Gestos

No Dia Mundial de Enfrentamento  à Aids (1º de dezembro), a Gestos irá realizar um seminário sobre o impacto do estigma e da discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA). A iniciativa é realizada em parceria da Articulação Aids de PE e com apoio da Sociedade Internacional de Aids (IAS, na sigla em inglês) e dos programas de HIV/AIDS e outras ISTs estadual e municipal do Recife. 

O encontro é voltado para profissionais de saúde e usuários/as do Sistema Único de Saúde (SUS) – em especial as PVHAs – e tem o objetivo de disseminar informações sobre como responder ao HIV e à Aids sem estigma e discriminação em relação às pessoas vivendo com HIV e Aids. 

A formação sobre estigma e discriminação faz parte de uma agenda em comum e construída pela Gestos com parceria da Articulação Aids de PE. Além disso, a ação também é um desdobramento da campanha Eu e Meu/Minha Profissional da Saúde, desenvolvida pela Gestos em parceria com a Sociedade Internacional de Aids (IAS, na sigla em inglês), que em março deste ano reconheceu as contribuições de profissionais dos serviços de Saúde que fazem a diferença no atendimento e acolhimento de PVHAs em todo o estado, contribuindo assim para uma resposta efetiva e humanizada ao HIV.

O seminário irá acontecer presencialmente no auditório da Policlínica Lessa de Andrade (Estrada dos Remédios, 2416 – Madalena, Recife),  das 8h30 às 12h30. As inscrições podem ser feitas no dia e local do evento. Confira abaixo, a programação completa.

 

Programação 

 

8h30 – Acolhimento e Levantamento inicial 

8h55 – Boas-vindas

 9h – A Campanha Eu e Meu/Minha Profissional da Saúde contra o Estigma e a Discriminação 

9h30 – Profissionais da saúde no enfrentamento ao estigma e discriminação nos serviços de saúde 

10h – Redes e coletivos de HIV e AIDS no enfrentamento ao estigma e discriminação em Pernambuco

 10h30 – Estratégias e políticas públicas para assegurar atendimento sem  estigma e discriminação em Recife e em Pernambuco

 11h – Comentários do público 

11h30 – Levantamento final 

12h – Encerramento

12h10 – Lanche de encerramento

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.