Confira o resultado da seleção para a oficina ARTvista, do GT Jovem da Gestos
Saiu o resultado! Confira as 10 pessoas selecionadas para a oficina ARTvista, facilitada pelo Grupo de Ativismo Jovem da Gestos (GT Jovem). Ao todo, 30 pessoas se inscreveram através de formulário online.
Ônix Guedes
Jeciene Santana
Ángel Leandro de Barros Gonçalves
Juyá Souza de Andrade
Kizzy Henrique Abreu
Jõao Vitor Couto dos Santos
Maré Sarinho
Nayla Maria Pereira da Silva
Jade Rheno (Cigana)
Luara Gal Guerra Fernandes
Entre os dias 25 de setembro e 11 de outubro, serão sete encontros guiados pelo GT Jovem e artistas visuais referências no grafite, focando em temas fundamentais como Prevenção Combinada para HIV/AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis, além do enfrentamento ao estigma e preconceito. Ao final, haverá a execução de um mural de grafite com as pessoas participantes.
Ementa proposta:
– Oficina 1: Apresentação e introdução ao Grupo de Ativismo Jovem da Gestos, com foco em direitos sexuais, prevenção combinada e o contexto de discriminação contra pessoas trans e travestis.
– Oficina 2: Transformação do conhecimento em ARTvismo, explorando o potencial educativo e democrático da arte nas ruas.
– Oficina 3: Expressão artística com mediação de Vyvo Dayo, técnico em Artes Visuais.
– Oficina 4: Desenvolvimento de técnicas de cor, texturas, linhas e letras, com Inay.
– Oficina 5: Técnicas de grafite e materiais específicos, mediada por Peste Negra.
– Oficina 6: Preparação e diálogo sobre a execução do mural ARTvista.
– Oficina 7: Finalização do processo de oficina com a execução de mural de grafite com participantes e artistas.
Todas as pessoas participantes receberão ajuda de custo para transporte e lanche nos dias das oficinas. O material de grafite será incluso sem custos.
GT JOVEM DA GESTOS – A oficina ARTvista é um dos três projetos que estão sendo desenvolvidos pelo GT Jovem da Gestos com o objetivo de mobilizar e sensibilizar jovens LGBTQIAPN+ e mulheres da Região Metropolitana do Recife sobre direitos sexuais e reprodutivos e prevenção combinada a partir de expressões artísticas e ferramentas de comunicação. Os outros projetos deste ano são a nova temporada do programa sobre prevenção combinada “Ponto G” e a Combinaball, atividade articuladora e mobilizadora para e com a comunidade ballroom de Pernambuco.
Criado em 2016, o GT Jovem é um programa institucional da Gestos que reúne jovens e adolescentes com idades entre 15 e 29 anos. A iniciativa estimula a cidadania, a importância da comunicação e ativismo, ampliando a participação política de jovens e adolescentes vivendo e/ou convivendo com HIV/AIDS. O GT trabalha temas como prevenção combinada ao HIV/AIDS, Direito à Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos e respeito à diversidade sexual, racial e de gênero. Através de ações de multiplicação entre pares, o grupo dialoga diretamente com as juventudes.