Home > Comunicação > Notícias

Campanha Eu e Meu/Minha Trabalhador(a) da Saúde volta a PE

Campanha Eu e Meu/Minha Trabalhador(a) da Saúde volta a PE

A  campanha Eu e Meu/Minha Trabalhador(a) da Saúde voltou! No Brasil, a ação é fruto de uma parceria entre a Gestos e a International AIDS Society (Sociedade Internacional de Aids – IAS), visando dar reconhecimento público às contribuições das/os trabalhadora/es que fazem a diferença no atendimento e acolhimento nos serviços de saúde, contribuindo para uma resposta efetiva e humanizada ao HIV. Esta é a segunda vez que a iniciativa é realizada no país e agora irá englobar todo o estado de Pernambuco. 

Pessoas atendidas nos serviços de saúde (prevenção, atenção, tratamento ou cuidado ao HIV) estão convidadas a indicar profissionais que se destaquem pelo atendimento acolhedor e livre de estigma e discriminação. Todas as categorias profissionais envolvidas nos serviços de saúde podem ser indicadas, incluindo recepcionistas, vigilantes, auxiliares de serviços gerais, farmacêuticos/as, auxiliares de farmácia, médicos/as, assistentes sociais, dentistas, enfermeiros/as, etc. As indicações seguem até o dia 31 de janeiro de 2022 e pode ser feitas clicando aqui

A IAS é a principal associação independente de profissionais de HIV no mundo, contando com mais de 13 mil membros em 188 países. Seus integrantes trabalham em todos os níveis da resposta global ao HIV/AIDS. Anualmente a organização realiza a Conferência Internacional de AIDS. Entre os vários trabalhos desenvolvidos pela instituição, figura a campanha Eu e Meu/Minha Trabalhador(a) da Saúde, desenvolvida em diversos países desde 2016.

No Brasil, a campanha aconteceu pela primeira vez em 2019, em parceria da Gestos, que selecionou profissionais da Saúde da Região Metropolitana do Recife (RMR) indicados/as pelas pessoas vivendo com HIV/AIDS que foram impactadas positivamente por suas atuações nos serviços de atenção especializada. Naquele ano, uma das duplas selecionadas (composta por um/a profissional da saúde e a pessoa que fez a indicação) participou da 22ª Conferência Internacional de Aids, no México, onde também foram homenageadas.

Agora, a ação retorna ao país pela segunda vez,  em formato online, mas abraçando todo o estado de Pernambuco, buscando por novos profissionais que, mesmo diante das dificuldades encontradas diariamente, deixam de lado o estigma e o preconceito, oferecendo em troca acolhimento e amparo às pessoas que buscam serviços relacionados ao HIV/AIDS – favorecendo assim a prevenção ou o  tratamento de maneira mais eficiente e humana. Ao menos um dos pares selecionados para esta nova edição da campanha será homenageado remotamente na 24ª Conferência Internacional de AIDS, que acontecerá (de forma híbrida) entre 29 de julho e 2 de agosto, em Montreal (Canadá).

Temas deste texto: Campanha - HIV/AIDS - IAS - Profissionais de Saúde

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.