Home > Comunicação > Notícias

Vem aí 2ª edição do Vamos Combinar na Praça

Vem aí 2ª edição do Vamos Combinar na Praça

No Dia Mundial de Enfrentamento à Aids (1º de dezembro), o projeto “Prevenção para Jovens: Vamos Combinar na Praça” volta a ocupar as praças públicas com cultura e informação de qualidade sobre prevenção combinada ao HIV/AIDS. Desta vez, o encontro será na Praça da Várzea (Zona Oeste do Recife), onde também será feita a habitual projeção temática. A animação ficará por conta do Som na Rural e da DJ e agitadora cultural, Boneka. O evento é uma realização da Gestos com o apoio do Fundo Positivo e parceria da Coordenação de IST/AIDS do Recife.

Esta é a 2ª edição do Vamos Combinar na Praça. Uma edição anterior já tinha sido realizada no Parque da Macaxeira (Zona Norte do Recife), no último dia 29 de setembro. Desenvolvida pelo Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem (GT Jovem), o Vamos Combinar na Praça promove rodas de diálogo sobre prevenção combinada ao HIV/AIDS. 

O evento oferece projeções temáticas e programação musical com o Som na Rural. Também são distribuídas cartilhas informativas produzidas pela ONG e insumos de prevenção – como gel lubrificante e preservativos da marca DKT (Prudence), parceira institucional da Gestos. O foco dessa ação são jovens e adolescentes (entre 15 e 29 anos) das periferias do Recife – grupo etário mais impactado pelo HIV e outras ISTs (como a sífilis e a gonorréia).

A prevenção combinada é um conjunto de procedimentos e métodos disponíveis para evitar a transmissão e/ou infecção pelo vírus HIV, causador da  síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Juntos, esses métodos e procedimentos compõem a chamada “Mandala da Prevenção Combinada”, que funciona de maneira complementar e interligada. O conservadorismo em torno de temas como educação sexual, planejamento familiar e direitos sexuais e reprodutivos tem levado ao desconhecimento da juventude em relação aos métodos e novas tecnologias de prevenção – que vão muito além do uso da camisinha.

A capital pernambucana exemplifica este cenário. Atualmente o Recife concentra o maior número de infecções pelo HIV entre os municípios da Região Metropolitana. Somente entre janeiro e junho de 2021, foram notificados na cidade 134 casos de AIDS, além de 390 infecções pelo vírus HIV entre jovens acima dos 13, sendo 298 casos em homens e 92 em mulheres e meninas.

Ainda em dezembro será realizada a 3ª edição do evento, desta vez com o apoio da Federação Internacional de Planejamento Familiar (IPPF, na sigla em inglês), também está prevista para o mês de dezembro e vai acontecer na Praça da Joana Bezerra (Zona Sul do Recife).

Temas deste texto: GT Jovem - HIV/AIDS - IST - Prevenção combinada

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.