Home > Comunicação > Notícias

8M: Gestos participa de webinário sobre mulheres e HIV na América Latina, promovido pelo UNAIDS LAC

8M: Gestos participa de webinário sobre mulheres e HIV na América Latina, promovido pelo UNAIDS LAC

Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, a Gestos participou do Webinário “Mulheres e HIV”, realizado pelo UNAIDS LAC nesta quarta (5). O evento aconteceu no contexto das preparatórias para a 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) das Nações Unidas, destacando a importância de explorar oportunidades e estratégias de advocacy relacionadas às mulheres e ao HIV.

O painel contou com a presença de mulheres que são referência no tema, incluindo Luisa Cabal, diretora regional do UNAIDS para a América Latina e Caribe; Mabel Bianco, presidente da Fundação para o Estudo e Pesquisa da Mulher (FEIM); Alessandra Nilo, coordenadora-geral da Gestos e Mariana Iacono, da Rede Internacional de Mulheres Vivendo com HIV na Argentina. A mediação foi conduzida por Magdalena Provis, representante da UNAIDS LAC.

Alessandra Nilo, coordenadora geral da Gestos, destacou a importância do financiamento da sociedade civil e da participação social como elementos fundamentais na busca por soluções eficazes. “Para garantir soluções, precisamos assegurar a participação social. Organizações de mulheres e aquelas que trabalham com HIV têm demonstrado como podemos responder às pandemias. É fundamental repensar toda a arquitetura financeira mundial, incluindo os bancos multilaterais. Devemos reconhecer as mulheres como agentes produtoras da economia”, enfatizou.

A ativista argentina Mabel Bianco abordou os desafios enfrentados no Sul Global e o avanço do conservadorismo na região. Ela ressaltou a longa luta pelo reconhecimento dos direitos sexuais e reprodutivos, expressando preocupação atual com a garantia dos direitos humanos fundamentais das mulheres e a ameaça à diversidade em alguns países da região.

No contexto do HIV, Mariana Iacono destacou a urgência de atualizar e conectar os temas de saúde aos dreitos das mulheres e o aborto. Residindo na Argentina, ela compartilhou a situação política do país com a ascensão da extrema-direita à presidência, mencionando a ameaça sobre a lei que legaliza o aborto.

Encerrando o Webinário, Luisa Cabal, Diretora Regional da UNAIDS para a América Latina e Caribe, salientou a necessidade de atualizar os marcos existentes na CSW. “Obviamente não temos novos marcos. Temos marcos que precisam ser atualizados, e, portanto, a ideia é que a resolução seja atualizada este ano. A mensagem é assegurar o apoio à atualização da resolução técnica da CSW.”

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.