Home > Comunicação > Notícias

Gestos participa de live sobre empregabilidade da população trans

Gestos participa de live sobre empregabilidade da população trans

Juliana Cesar, assessora jurídica da ONG, é uma das convidadas do evento promovido pela Amatra VI no próximo dia 20

Na semana em que é lembrado o Dia Internacional da Luta contra a LGBTQIfobia (17 de maio), a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra VI) realizará uma live para refletir sobre a empregabilidade da população trans no Brasil. A transmissão acontecerá a partir das 17h desta quinta-feira (20/05) e terá a participação da assessora de programas Gestos, Juliana Cesar, que irá falar sobre ações promovidas pela ONG voltadas à população trans e apresentará dados de violência contra a população transgênero no País.

Leia também

Com o título “A (in)visibilidade do trabalho formal e os obstáculos de acesso ao trabalho digno: Acesso ao mercado de trabalho da população trans”, a live também terá a participação da codeputada estadual Robeyoncé Lima e da procuradora do trabalho Vanessa Patriota. A apresentação ficará a cargo da juíza do trabalho Ana Freitas e a mediação será conduzida pela também juíza do trabalho, Renata Nóbrega. A transmissão acontecerá pelo canal do YouTube da Amatra VI (bit.ly/youtubeAMATRA6).

“Em 2019 a Gestos realizou o projeto Diversidade na Cozinha, que tinha o objetivo de capacitar pessoas LGBTQUIA+, principalmente pessoas trans, para o trabalho formal. Esse grupo é o que mais sofre com a falta de espaço no mercado de trabalho e, por falta de opção, acaba enconteando trabalho em espaços de informalidade e precariedade, ficando mais vulneráveis à violência. Isso precisa ser lembrado”, destaca Juliana Cesar. 

A invisibilidade da população transsexual no Brasil é tanta que, mesmo com grande subnotificação, o País ocupa o 1º lugar no ranking das nações que mais matam pessoas trans no mundo. Em 2020, foram 175 assassinatos contabilizados pela Associação Nacional de Travestis e Transsexuais do Brasil (Antra Brasil). 

Com representantes da sociedade civil, legislativo e judiciário, o encontro virtual ainda abordará tópicos como os obstáculos ao mercado de trabalho e os direitos da população trans no Brasil.

 

Serviço

Live: A (in)visibilidade do trabalho formal e os obstáculos de acesso ao trabalho digno: Acesso ao mercado de trabalho da população trans
Quando: 20 de maio (quinta-feira), a partir das 17h
Onde: Canal do Youtube da Amatra VI (bit.ly/youtubeAMATRA6)
Quem participa: Juliana Cesar (assessora jurídica da Gestos), Ana Freitas (juíza do trabalho), Renata Nóbrega (juíza do trabalho), Robeyoncé Lima (codeputada estadual) e Vanessa Patriota (procuradora do trabalho).

Temas deste texto: Gênero - Trans - Transexuais

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.