Home > Comunicação > Notícias

Ativistas que receberam formação da Gestos replicarão informações sobre HIV, AIDS e Covid-19 em todo o Brasil

Ativistas que receberam formação da Gestos replicarão informações sobre HIV, AIDS e Covid-19 em todo o Brasil

Curso é parte de projeto realizado com apoio da OPAS e capacitou 35 ativistas

Doze, das 35 pessoas participantes do curso “Formação em Prevenção Combinada ao HIV, acesso a medicamentos e direito à saúde no contexto da Covid-19 para ativistas vivendo com HIV e AIDS”, realizado pela Gestos entre março e maio, foram selecionadas para atuarem como multiplicadoras de informações. Assim, o conhecimento compartilhado ao longo dos 18 encontros virtuais terá um alcance muito maior de pessoas em todas as regiões do País.

Leia também:

A formação faz parte do projeto “Informar, Apoiar e Cuidar: Gestos para responder ao HIV e à Covid-19”, realizado pela Gestos com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A previsão inicial era a participação de 25 ativistas, mas, diante da alta demanda – 280 inscrições –, foram abertas mais dez vagas. Com isso, o curso contou com pessoas vivendo com HIV e AIDS das cinco regiões do Brasil, de orientações sexuais e faixas etárias variadas.

“As questões ligadas à prevenção ao HIV levantadas por um homem hetero cis vão ser diferentes às de mulheres trans. Por isso, fizemos questão de reunir pessoas de perfis diversos para que todas pudessem ampliar seus conhecimentos e se aprofundar cada tema tratado”, explica a coordenadora da Gestos, Josineide de Meneses, que conduziu a formação juntamente com o assessor de projetos da ONG, Jair Brandão.

Conteúdo

Entre os temas estudados estão: testagem; prevenção combinada e transmissão vertical; adesão ao tratamento; estratégia I=I; preservativos, PEP e PrEP; política de redução de danos; estigma e discriminação; prevenção à covid-19; covid-19 e HIV; direto à saúde e SUS; direitos e deveres das PVHA; Agenda 2030 e metodologias de multiplicação de informação.

Esses temas, assim como o próprio curso, são ainda mais relevantes num momento em que a pandemia da covid-19 pressiona o Sistema Único de Saúde (SUS), comprometendo a manutenção de serviços de prevenção e assistência.

A informação é sempre uma ferramenta essencial para o controle de doenças infecciosas. Por isso, ter ativistas como agentes multiplicadores dessas informações é uma forma eficiente de alcançar públicos diversos. Além disso, no caso das pessoas que vivem com HIV e AIDS, o aprofundamento do conhecimento sobre prevenção e cuidado, tanto do HIV quanto da Covid-19, torna-se ainda mais essencial.

Turma

Os encontros virtuais aconteceram duas vezes por semana, totalizando 54 horas/aula. Cada reunião abordou um tema específico sob condução da equipe da Gestos, em parceria com profissionais multidisciplinares, sempre com espaços de diálogo e interação entre o grupo.

“Com os profissionais da Gestos, as pessoas convidadas e participantes, as discussões foram muito ricas. Depois da sorologia positiva para o HIV, passei a me preocupar mais com as pessoas. Com as informações do curso, vou poder ajudar muitas outras”, relatou um participante da formação.

Todo mundo recebeu auxílio-financeiro mensal para que pudessem se dedicar à formação. Ao fim do curso, cada participante desenvolveu uma ação de multiplicação para ser implementada em seu campo de ativismo e 12 deles foram selecionados para serem realizados com apoio da Gestos.

As experiências e resultados serão apresentados no fim do processo. Mas, diante da alta demanda de pessoas interessadas, a Gestos já estuda como abrir novas turmas, se houver apoio de novas parcerias para financiamento do projeto de multiplicação.

Temas deste texto: AIDS - HIV - OPAS

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.