Home > Comunicação > Notícias

Johnny Hooker é embaixador da nova campanha da Gestos sobre PrEP

Johnny Hooker é embaixador da nova campanha da Gestos sobre PrEP

O Carnaval chegou e, em alusão aos dias de Momo, a ONG Gestos lança sua nova campanha de comunicação focada no cuidado com a saúde sexual e reprodutiva, com o mote “A Gestos orienta, o SUS garante”. Com narração de Johnny Hooker e direção de Marcelo Luna, a iniciativa busca divulgar um dos métodos mais eficientes para a prevenção ao vírus HIV, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde desde 2017.

Profilaxia Pré-Exposição, ou PrEP (como também é conhecida) é uma das mais eficientes estratégias de prevenção ao vírus HIV. Esta é uma abordagem revolucionária na prevenção do HIV pois, se tomada corretamente e com acompanhamento médico, pode reduzir o risco de infecção em mais de 90%. A PrEP consiste na tomada de dois medicamentos antirretrovirais (tenofovir e entricitabina) – usados no tratamento de pessoas vivendo com HIV/AIDS. Dessa forma, é possível preparar o corpo para um possível contato com o vírus.

Existem duas formas principais de uso da PrEP: a primeira delas é o uso diário, destinado a qualquer pessoa com vida sexual ativa e/ou em situação de vulnerabilidade ao HIV; já a segunda, é a PrEP sob demanda, mais adequada para as pessoas que podem planejar quando terão relações sexuais, inclusive com pessoas que já vivem com o vírus. 

Quem toma a PrEP diária, deve tomar os medicamentos por pelo menos sete dias para atingir níveis ideais de proteção; já quem toma sob demanda, deve seguir um esquema específico antes e após a relação sexual. Além disso, evidências científicas têm apontado uma maior eficácia da PrEP sob demanda para determinadas populações, como homens cisgêneros, pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, travestis e/ou mulheres transexuais.

Esta é uma excelente forma de prevenção para pessoas que, por qualquer razão que seja, não consegue negociar o uso da camisinha em suas relações sexuais. Situações como a falta de uso regular de preservativos, histórico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), recorrência de uso da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), ou envolvimento em contextos de risco são alguns dos critérios que sugerem a PrEP como uma alternativa viável. Contudo, para iniciar seu uso, é fundamental procurar um serviço de saúde, onde profissionais qualificados avaliarão a indicação para o uso.

Em 2022, o Ministério da Saúde atualizou o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) sobre a PrEP, buscando expandir a possibilidade de acesso a todas as pessoas acima dos 15 anos de idade, sexualmente ativas e com risco aumentado para o HIV. Para Alessandra Nilo, Coordenadora Geral da Gestos, a campanha “é muito necessária; primeiro porque ainda há grande desconhecimento sobre a existência da PrEP ou como acessá-la e segundo porque, nessa época de carnaval, onde as pessoas se excedem no uso de alcool e outras drogas, é muito mais fácil esquecer a prevenção do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Estamos muito contentes em ter o Johnny Hooker à frente dessa campanha, afinal ele é uma referência para as juventudes.”

Referência em comunicação e saúde, a ONG espera que a campanha possa ajudar a popularizar o uso da PrEP como uma forma de Prevenção Combinada tão natural quanto a camisinha. O Espaço Saúde e Sexualidade para Jovens e Adolescentes da Gestos, oferece  um serviço gratuito, amigável e confidencial de aconselhamento e testagem para ISTs, que funciona na sua sede (Rua dos Médicis, 68 – Boa Vista, Recife).  Para acessá- basta ligar para (81) 3421-7670, ou enviar uma mensagem de texto pelo Whatsapp (81) 9 8709-3999.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.