Home > Comunicação > Notícias

GT Jovem distribui 400 kits de prevenção combinada ao HIV no carnaval do Recife

GT Jovem distribui 400 kits de prevenção combinada ao HIV no carnaval do Recife

Já é Carnaval no Recife! Por isso, para abrir os dias de momo, integrantes do Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem (GT Jovem) distribuíram, na última quarta-feira (7), 400 kits de prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) –  com preservativos (externos e internos), além de cartilhas informativos produzidas pela instituição. A ação seguiu da Avenida Rio Branco até a Praça do Arsenal (no Bairro do Recife, principal polo do carnaval da cidade).

GT Jovem distribui 400 kits de prevenção

Criado em 2016, o Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem é um programa institucional da Gestos que reúne jovens e adolescentes entre 15 e 29 anos. A iniciativa estimula a cidadania e o ativismo, ampliando a participação política de jovens e adolescentes vivendo e/ou convivendo com HIV/AIDS. 

GT Jovem distribui 400 kits de prevençãoO grupo trabalha temas como prevenção combinada ao HIV/Aids, Direito à Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos e respeito à diversidade sexual, racial e de gênero. Através de ações de multiplicação entre pares, o grupo dialoga diretamente com a juventude (grupo etário mais afetado pela epidemia de HIV/AIDS nos últimos anos). 

A ação da quarta-feira é realizada anualmente pelo GT. Para a ativista Ariel Xavier, que integra o grupo há quase um ano, esta foi a primeira experiência de distribuição de insumos de prevenção no carnaval do Recife. “Estou fazendo uma coisa que eu gosto: trabalhar para as pessoas, para a saúde pública e para o bem-estar de toda uma comunidade para quem, muitas vezes, o sistema de saúde fica em falta. Por isso que essa ação é importante, porque a gente vem com esse trabalho social [complementar] realizado pelas ONGs”, comenta a jovem.

“Então a gente entende que no Carnaval as pessoas estão mais sujeitas ao uso de substância e mais dispostas a se divertirem, e isso inclui também o sexo; por isso informação é sempre importante”, explica o assessor de projetos da Gestos, Thiago Jerohan. “Com essa ação, a gente tenta chegar às pessoas que, muitas vezes, não têm conhecimento sobre as estratégias de prevenção combinada; aqui a gente compartilha não só a informação, quanto a possibilidade de prevenção”, conclui. 

A cartilha distribuída pode ser acessada gratuitamente aqui.

 

Leia Também:

Johnny Hooker é embaixador da nova campanha da Gestos sobre PrEP

Enfrentamento à tuberculose em foco na 37ª Reunião do Stop TB Partnership

 

Reunião com a SES-PE aborda desafios de saúde para a população trans em envelhecimento

Temas deste texto: Carnaval - GT Jovem - IPPF - Prevenção combinada

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.