Home > Comunicação > Notícias

Reunião com a SES-PE aborda desafios de saúde para a população trans em envelhecimento

Reunião com a SES-PE aborda desafios de saúde para a população trans em envelhecimento

Ativistas do projeto Justiça Climática para Mulheres Trans e Travestis, realizado pela Gestos com o apoio do Fundo Positivo desde junho de 2023, se reuniram com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para discutir e cobrar melhorias nas políticas de saúde destinadas à população trans em envelhecimento. Participaram da reunião os/as representantes das gerências de saúde LGBT, mental, da população idosa, da mulher, da população negra e de HIV/AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na ocasião, foram discutidas questões que abordam desde o atendimento às demandas específicas da população trans até desafios relacionados às mudanças climáticas.

Durante o encontro, foram destacadas preocupações relacionadas à transfobia e sorofobia enfrentadas em alguns locais de atendimento. Além disso, as participantes trouxeram à tona questões ligadas à vivência com o HIV, medicações, harmonização e os impactos do envelhecimento no corpo, incluindo o desafio do silicone industrial envelhecido no organismo – chamando atenção também para a falta de preparo dos equipamentos de saúde da rede estadual para lidar com o processo de envelhecimento dessa população e suas particularidades.

Um ponto de destaque da pauta foi a falta de preparo dos equipamentos de saúde para lidar com o processo de envelhecimento da população trans, especialmente no que diz respeito a questões específicas, como o silicone envelhecido e seus impactos na saúde.

A reunião resultou em encaminhamentos significativos, com cada gerência identificando áreas de atuação que podem ser otimizadas. Destacou-se a necessidade de disponibilização de médicos especializados no atendimento à população trans envelhecida, tanto no campo da saúde LGBT quanto da população idosa. As discussões ressaltaram a importância de enfrentar não apenas os desafios no atendimento, mas também a violência generalizada enfrentada por travestis, LGBTQIA+ (em especial as pessoas trans), negras e pessoas vivendo com HIV.

Sobre o projeto

O projeto busca promover os direitos de mulheres trans e travestis no Recife, focando em justiça climática e acesso a informações e cuidados. Com abordagem ecofeminista, fortalece ações de advocacy para 15 mulheres trans e travestis com mais de 50 anos. A iniciativa baseia-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, monitorados no Brasil pelo GT Agenda 2030. O levantamento sociodemográfico entre 2022 e 2023 identificou desafios enfrentados por essa população no Recife, resultando em recomendações apresentadas em audiência pública em abril deste ano.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.