Home > Comunicação > Notícias

Prevenção Combinada do HIV: Gestos abre inscrições em Webinário para população LGBTI+ e Profissionais de Saúde do Recife

Prevenção Combinada do HIV: Gestos abre inscrições em Webinário para população LGBTI+ e Profissionais de Saúde do Recife

Já estão abertas as inscrições para o seminário sobre  “Prevenção Combinada do HIV”, uma ação educativa que busca multiplicar informações sobre o tema entre a população LGBTI+ e profissionais de saúde. O primeiro encontro será realizado no dia 25 de fevereiro, das 14h às 17h, através da plataforma Zoom, e é destinado para ativistas LGBTI+ e profissionais de saúde atuantes na cidade do Recife. Estão disponíveis 50 vagas e as inscrições serão encerradas assim que atingirem o limite. Para participar, basta acessar o link https://forms.gle/z4UdV9u7zzZd3gBS8 e preencher o formulário. 

Esse será o primeiro de cinco seminários virtuais para profissionais de saúde e ativistas LGBTI+ das cidades de Recife, Petrolina, Caruaru, Salgueiro e municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os encontros serão exclusivos e haverá um link de inscrição específico para cada município. Os/as participantes receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

 

A Prevenção Combinada é o conjunto de procedimentos e métodos preventivos disponíveis para evitar a transmissão e/ou infecção pelo vírus HIV – causador da  síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Juntos, esses métodos e procedimentos compõem a chamada “Mandala” da prevenção combinada, que pode ser vista na imagem.

O projeto “Prevenção Combinada do HIV. Qual é a sua?”, foca na educação entre pares para capacitar a atuação de profissionais da rede estadual de Saúde e ativistas LGBTQIA+ como multiplicadores/as de informação em ações de prevenção combinada ao HIV/AIDS, familiarizando-os/as com os procedimentos disponíveis (como e quando utilizá-los). O seminário abordará o que é prevenção combinada, apresentará sua mandala e o que significa cada um de seus braços, além de refletir sobre como este tema interage com as chamadas “populações-chave” e “prioritárias” para a construção de respostas eficazes ao HIV e à AIDS.

Este é um projeto desenvolvido pela Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero com apoio do Programa Estadual de HIV/Aids, outras ISTs e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE). A iniciativa também conta com a parceria da Coordenação Estadual de Saúde Integral da População LGBT de PE; da Superintendência de Atenção Primária da SES/PE; do Fórum LGBT de PE e do Conselho Estadual de Promoção dos Direitos da População LGBT+ de PE.

Confira a programação dos próximos seminários:

 

  • 1º Seminário – Recife
    • 25/02/2022
  • 2º Seminário – Cidades da Região Metropolitana do Recife
    • 15/03/2022
  • 3º Seminário – Caruaru
    • 18/03/2022
  • 4º Seminário – Salgueiro
    • 30/03/2022
  • 5º Seminário – Petrolina
    • 18/04/2022

Leia também:

Funcionamento da Gestos em fevereiro

Gestos reeleita para o Conselho Estadual de Promoção dos Direitos da População LGBTI+

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.