Home > Comunicação > Notícias

Gestos integra delegação brasileira para Conferência sobre População e Desenvolvimento, na Colômbia

Gestos integra delegação brasileira para Conferência sobre População e Desenvolvimento, na Colômbia

Nos dias 3 e 4 de julho, em Cartagena de Índias, na Colômbia, a Gestos participou da V Reunião da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento na América Latina e no Caribe. O evento reuniu representantes dos países membros da CEPAL, Nações Unidas e sociedade civil, com o objetivo principal de apresentar a versão final sobre a implementação do Consenso de Montevidéu na região.

Como parte da delegação oficial do Brasil, a Gestos foi representada pela coordenadora de programas Jô Meneses. No dia 1º de julho, organizações da sociedade civil se reuniram no Fórum da Sociedade Civil para discutir questões fundamentais sobre população e desenvolvimento na região. Este ano, teve destaque a criação de um grupo de trabalho temático para abordar os direitos das pessoas com deficiência. A Declaração Oficial da Sociedade Civil foi lida por uma pessoa com deficiência visual da Argentina, simbolizando o compromisso da conferência com a inclusão.

Jô explica que há desafios significativos enfrentados durante as negociações para o documento final da conferência, principalmente devido à resistência de alguns países da América Latina que estão retrocedendo em termos de direitos e políticas progressistas. “O Paraguai, por exemplo, liderou um bloco conservador, tornando difícil alcançar um consenso. Apesar desses desafios, conseguimos negociar um texto razoável dentro das limitações impostas pelas diferentes posições dos países”.

Ao longo da conferência, o Consenso de Montevidéu foi reconhecido como o documento mais progressista da atualidade, abordando direitos sexuais e reprodutivos, reconhecendo trabalhadoras sexuais e pessoas vivendo com HIV.

“A Gestos está engajada nessa agenda há muito tempo, e é crucial para a sociedade civil ocupar esses espaços. No Brasil, atuamos como suplentes na Comissão Nacional de População e Desenvolvimento. As temáticas transversais à população e desenvolvimento guiam o nosso trabalho”, enfatizou Jô.

Sobre o Consenso de Montevideu

Leia a declaração da sociedade civil na íntegra. 

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.