Home > Comunicação > Notícias

Enfrentamento à tuberculose em foco na 37ª Reunião do Stop TB Partnership

Enfrentamento à tuberculose em foco na 37ª Reunião do Stop TB Partnership

Ao longo da última semana, a Gestos esteve em Brasília para a 37ª Reunião do Conselho do Stop TB Partnership. Durante o encontro, representantes da ONG participaram das discussões sobre os desafios e compromissos no combate à tuberculose (TB) – principal causa de óbito entre pessoas vivendo com HIV/AIDS. Líderes globais, incluindo o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, e o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, conduziram a abertura do evento, que aconteceu na terça-feira (7) em Brasília (DF).

Jô Meneses (Gestos), Fernando Sanches (REDE-TB), Tedros Adhanom (OMS), Erica Shimarra (Rede-TB)Vania Araujo (Rede TB) e José Carlos Veloso (GAPA/SP)
Jô Meneses (Gestos), Fernando Sanches (REDE-TB), Tedros Adhanom (OMS), Erica Shimarra (Rede-TB), Vania Araujo (Rede TB) e José Carlos Veloso (GAPA/SP)

A Gestos, que integra a Parceria Brasileira contra a Tuberculose (Stop/Tb Brasil), participou ativamente das discussões da sociedade civil nos dias anteriores à reunião, debatendo os desafios específicos enfrentados no Brasil no enfrentamento à tuberculose.

Durante o evento, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, anunciou um investimento significativo de R$ 60 milhões do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, para fortalecer as estratégias do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose.

Em seu discurso de abertura, Tedros Adhanom ressaltou a necessidade de aprimorar as ações contra a TB, destacando a importância do desenvolvimento de uma nova vacina. “A pandemia evidenciou que com compromisso político e financeiro novas vacinas podem ser desenvolvidas rapidamente”, disse o diretor-geral da OMS.

Jarbas Barbosa, diretor da OPAS, enfatizou o engajamento de diversos setores da sociedade, anunciando o lançamento do “Programa Brasil Saudável: Unir para Cuidar”. O evento reuniu representantes de diversos países, abordando temas cruciais para a eliminação global da tuberculose. A participação ativa da sociedade civil organizada e a colaboração entre diferentes atores (públicos e privados) destacam o compromisso coletivo na busca por soluções eficazes e abrangentes no combate a essa doença que ainda assola muitas comunidades no Brasil e no mundo.

Temas deste texto: OMS - OPAS - Rede TB - STOP TB BRASIL - TB

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.