Home > Comunicação > Notícias

Gestos vai ao Recifest com ação de prevenção e exibição da nova campanha

Gestos vai ao Recifest com ação de prevenção e exibição da nova campanha

A 10ª edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest) começou na segunda-feira (16) em formato híbrido (presencial e online) nas cidades do Recife e Vicência (interior de Pernambuco). Na capital pernambucana, a Tenda da Prevenção da Gestos foi montada em frente ao Cineteatro do Parque (palco principal desta edição), onde seguirá até o final desta semana. 

Esta é uma iniciativa promovida pelo Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem (GT Jovem) da Gestos, que busca dialogar com o público do festival sobre as estratégias de Prevenção Combinada ao HIV. Na tenda, também são disponibilizados insumos de prevenção, como camisinhas externas e cartilhas informativas produzidas pela ONG.

“Entendemos que a Gestos é um espaço onde existe uma grande circulação de pessoas LGBTQIAPN+ e é importante falarmos em prevenção combinada para essa população”, , explica o Assessor de Projetos da Gestos, Thiago Jerohan. “Essa é uma ação de multiplicação de informação muito focada nas estratégias de prevenção combinada, onde a gente também fala sobre direitos sexuais e reprodutivos, sobre o vírus HIV e sobre estigma e preconceito; além de convidar o público a conhecer a instituição e seu trabalho”.

A ação é fruto de uma parceria histórica entre o Recifest e a Gestos e já foi realizada em edições anteriores. Em 2021, durante a 8ª edição do Festival, a ONG teve seu trabalho reconhecido ao ser eleita a organização homenageada daquele ano; já em 2022, a Gestos foi o palco da oficina Autobiografias do Presente (a primeira a ser realizada presencialmente após o fim da pandemia de Covid-19), promovida durante a 9ª edição. 

Contudo, a presença da Gestos no Recifest não para na Tenda da Prevenção. Durante toda esta edição, será exibida a nova campanha institucional da Gestos, que celebra os 30 anos de trabalho da instituição. Produzida sem custos pela equipe de comunicação da Gestos e com a participação voluntária das atrizes Sophie Charlotte e Renata Sorrah, do ator Bruno Garcia e do premiado documentarista Marcelo Luna (“O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas” e “Hereros Angola”). 

Já no dia 20 de outubro, das 14h às 17h, a advogada Lígia Verner ministra o evento “Encontro – Discriminações institucionais contra pessoas LGBTQIAPN+. Rompendo barreiras e exigindo direitos: Como fazer?”, uma conversar sobre procedimentos e formas de aquisição de provas que possibilitem respostas judiciais às violações de direitos. O evento vai acontecer no auditório da Gestos, das 14h às 17h, e as inscrições já estão encerradas.

 

Leia também:

ARTIGO: 30 anos de muitos Gestos

 

Fórum Regional de ONGs na América Latina e no Caribe prepara terreno para a CSW68

Relatório Luz da Sociedade Civil é lançado em Brasília

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.