Home > Comunicação > Notícias

Relatório Luz da Sociedade Civil é lançado em Brasília

Relatório Luz da Sociedade Civil é lançado em Brasília

A 7ª edição do Relatório Luz da Sociedade Civil para a Agenda 2030 foi lançado nesta segunda-feira (25), na Secretaria Geral da Presidência da República, em Brasília. O evento reuniu parlamentares, representantes da Sociedade Civil, do Governo Federal e embaixadas para debater o preocupante grau de implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

Produzido pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), o Relatório Luz é o único documento no país que monitora o grau de implementação das 169 metas dos ODS a partir de dados oficiais do Governo Federal, apresentando recomendações da sociedade civil organizara para superar os desafios.

Participaram da mesa de abertura, Carlos Arboleda, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Deputada Federal e presidente da frente parlamentar de apoio aos ODS, Erika Kokay (PT-CE); a Secretária Executiva da Secretaria Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Coelho; a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o diplomata, Vicente Araújo (representando o Ministério das Relações Internacionais) e  a Coordenadora Geral da Gestos e co-facilitadora do GT Agenda2030, Alessandra Nilo.

Escrito por 82 especialistas de 41 instituições, o documento revela que o país não avançou em 95,8% das 169 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Segundo o relatório, 102 metas (60,35%) estão em situação de retrocesso, 14 (8,28%) ameaçadas, 16 (9,46%) estagnadas em relação ao período anterior, 29 (17,1%) com progresso insuficiente, apenas 3 (1,77%) com progresso satisfatório, 4 (2,36%) delas sem dados suficientes para classificação, sendo que 1 (0,59%) não se aplica ao Brasil.

“As evidências mostram que nem os governos e nem as instituições privadas fizeram ainda o suficiente para nos tirar deste retrocesso”, destacou Alessandra Nilo. Dedicada esta edição do relatório aos povos Yanomami e à Mãe Bernadete, a nova edição do relatório sistematiza os dados referentes ao ano de 2022. A publicação revela que os ODS mais afetados são justamente os que tratam de combate à pobreza e erradicação da fome; além disso, o avanço do desmatamento e das queimadas bateram uma sucessão de recordes. O documento também traz mais de 160 recomendações da sociedade civil ao Governo Federal.

Para a Ministra Anielle Franco, “o lançamento do Relatório Luz é de fundamental importância para que o Governo e a sociedade civil se alinhem aos rumos dos ODS. O documento vai direcionar nossas ações para que possamos atingir as metas da Agenda 2030”.

 

Leia Também:

Relatório Luz da Sociedade Civil é lançado em Brasília

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.