Home > Comunicação > Notícias

Jornalistas sob ataque, sociedade em perigo

Jornalistas sob ataque, sociedade em perigo

Artigo de Alessandra Nilo, originalmente publicado em 14 de junho de 2022, pelo Diario de Pernambuco.

 

No dia 4 de junho, o repórter Lucas Neiva, do site jornalístico Congresso em Foco, foi ameaçado de morte. No dia seguinte, a editora Vanessa Lippelt passou a receber ameaças, inclusive de estupro. Ambos tiveram seus dados vazados e, no domingo (5), o site sofreu um ataque de hackers que o deixou fora do ar por quase 9 horas.

“Eu já tenho seus dados e os dados de toda sua família. Viajarei até sua casa com a arma que estou enviando na foto em anexo, tenho 200 balas (…) fazer a festa no seu cafofo e provavelmente morrer em um belo confronto com a polícia depois de estuprar você e todas as crianças presentes”, dizia a abominável ameaça enviada à Vanessa, assinada com o nome completo do suposto agressor e seu endereço em Curitiba (PR).

A razão dos ataques foi uma reportagem sobre as redes bolsonaristas produtoras de Fake News que se organizam em  plataformas imageboard (conhecidas como chan) para favorecer o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha eleitoral que se aproxima. Lucas e Vanessa, cumprindo seu papel de jornalistas, mostraram que usuários anônimos do site 1500chan ofereceram pagamentos em criptomoedas para quem fabricasse memes e notícias falsas, além de disponibilizarem o endereço de uma carteira de bitcoin para quem quisesse doar para a tal campanha de Fake News.

Senadores e entidades de representação de classe cobraram celeridade nas investigações do caso e na terça-feira (7) o deputado Nereu Crispim (PSD-RS) encaminhou os registros da ocorrência e as mensagens ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para que fossem incluídas ao inquérito das Fake News, que investiga a produção e disseminação de desinformação nas redes sociais.

Mas mal pudemos respirar: ainda no dia 5 junho, enquanto Vanessa era ameaçada de morte, a notícia do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico, Dom Phillips ganharam o noticiário internacional, alertando o mundo para os perigos que os e as profissionais de imprensa enfrentam, cotidianamente, no país.

Essa situação, obviamente, não é recente. O Brasil, sabemos, é um país com notório e longo histórico totalitário, que sistematicamente empreendeu ações para censurar a imprensa, calar jornalistas e defensores/as de direitos, mediando o interesse público por cartilhas anti-democráticas. Jamais esqueceremos as imagens como a de Vladimir Herzog enforcado em uma cela do DOI-Codi, em São Paulo, após ter sido ‘suicidado’ pela ditadura militar.

Vale lembrar que, além do Brasil ocupar o 3º lugar mundial no ranking de assassinatos de defensores de direitos, segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), nos últimos dez anos ao menos 30 profissionais de imprensa foram assassinados no exercício da profissão. Essa história truculenta não pode mais ser normalizada e aceita! garantir a proteção de profissionais da imprensa e de ativistas no Brasil é hoje mais urgente do que nunca: segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), 430 ataques a comunicadores/as foram registrados em 2021 (foram 428, em 2020) e estes foram os anos onde houve mais ataques, desde o início da série histórica na década de 1990.

A situação é gravíssima, principalmente considerando que os dados apontam como principal agressor justamente o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), responsável por 147 casos em 2021 (34,19% do total) – 129 episódios de descredibilização da imprensa e 18 agressões verbais. O exemplo presidencial tem estimulado a barbárie da extrema-direita e suas tradicionais práticas fascistas. Pela primeira vez em 20 anos, o Brasil passou a ocupar a zona vermelha do Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa, segundo o levantamento da RSF.

O perigo diante de nós é um fato e tem implicação direta, inclusive, com as eleições que se aproximam: em 2022 crescem as ameaças à realização do pleito eleitoral e às instituições democráticas, cenário que tem sido pautado incansavelmente pela imprensa porque, além de serem uma grave ameaça à Democracia e à liberdade de expressão, quando as vidas de Lucas, Vanessas, Doms e Brunos perdem o valor isso, indica sobretudo a opção deliberada do Estado brasileiro em violentar seu próprio marco legal e de ignorar compromissos internacionais.

O Brasil se comprometeu, por exemplo, a promover a Paz, a Justiça e a ter Instituições Eficazes (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16) que pressupõe “assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais”. Mas aqui, vivemos o contrário.

Por isso, mais que palavras de apoio e de solidariedade veiculadas em redes sociais, o que precisamos das autoridades nacionais é que elas atuem, com urgência, para evitar mais violências e vidas perdidas, resguardando o papel fundamental que a imprensa tem para a Democracia. Mas isso exige identificar e responsabilizar os agressores, pois a intimidação de jornalistas, veículos de informação e ativistas são, antes de tudo, um cala boca ao nosso povo, uma forma criminosa de cercear o debate público em torno dos grandes temas de interesse social.

Sabemos também que não existe Democracia sem uma imprensa livre e crítica, mas as instituições da República só serão levadas a sério no Brasil quando cumprirem o seu papel e fizerem valer os instrumentos protetivos, punindo severamente qualquer pessoa que tente amordaçar a verdade. Porque nós, jornalistas e defensoras de direitos humanos, existimos para fazer – e seguiremos fazendo – as perguntas mais incômodas, porém necessárias, para que os fatos se revelem e a justiça prevaleça. Por exemplo: quem ameaça Lucas e Vanessa? Quem mandou matar Dom e Bruno?  E por que?

Temas deste texto: Democracia - Direitos Humanos - Jornalismo

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.