Home > Comunicação > Posicionamento da Gestos

Gestos lamenta falecimento de Simone Leite Batista, conselheira Nacional de Saúde

Foi com grande pesar que a Gestos recebeu a notícia do falecimento de Simone Leite Batista, conselheira Nacional de Saúde, no último sábado (12), em Aracaju, Sergipe. Militante do Sistema Único de Saúde (SUS) e nome essencial para a educação popular em saúde no Brasil, a companheira faleceu aos 64 anos, de um mal súbito, deixando três filhos e marido.

Leia também:

Formada em enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e com especialização em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Simone tinha a educação popular em saúde como sua principal bandeira. Nesse sentido, ela ajudou a formar o Movimento Popular de Saúde (MOPS) em Aracaju (onde foi secretária de saúde em 1988) e em Sergipe, além de ter participado ativamente da criação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS).

A Gestos exalta a trajetória e legado dessa mulher e lamenta a seu falecimento precoce.

Temas deste texto: SUS

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.