Home > Comunicação > Posicionamento da Gestos

Nota de pesar – Sérgio Pereira, Presente!

Nota de pesar – Sérgio Pereira, Presente!

Foi com surpresa e profunda tristeza que a equipe da Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero recebeu a notícia do falecimento do ativista e amigo Sérgio Pereira, aos 52 anos. 

Ele foi usuário da Gestos entre os anos de 1996 e 2001 e, desde aquela época, já demonstrava seu comprometimento com a luta pela erradicação da AIDS e em defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA). Ainda enquanto usuário, sempre esteve envolvido com as atividades que desenvolvemos e seu talento na cozinha alegrava nossas Maratonas Positivas.

Sérgio sonhava em criar uma ONG formada por PVHAs, dedicada à prevenção do HIV/AIDS e outras ISTs, que estimulasse a cidadania e a autonomia dos sujeitos. Foi esse sonho que o levou a fundar, ao lado de outros companheiros ativistas, a primeira ONG do Nordeste a ser liderada exclusivamente por pessoas vivendo com HIV: o Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP+), onde trabalhou até o fim da vida.

Ao longo de 21 anos de atuação junto à organização que ajudou a fundar, coordenou a Cozinha Solidária do GTP+, projeto criado em 2005 e que preparava alimentos com valor nutritivo balanceado que eram distribuídos para as pessoas vivendo com HIV/Aids em situação de vulnerabilidade.

Ao longo de sua trajetória, impactou positivamente a vida de incontáveis pessoas e se tornou uma referência na luta por uma cidade mais justa. Expressamos nossos mais sinceros sentimentos e toda nossa solidariedade aos/às amigos/as e familiares. Sérgio deixará muitas saudades e um belíssimo legado.

Temas deste texto: GTP - Nota de Pesar - Sérgio Pereira

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.