Home > Comunicação > Notícias

Nota de Pesar – Juju, presente!

Nota de Pesar – Juju, presente!

A Gestos vem, por meio desta nota, lamentar o falecimento de Julieta Cristina Oliveira da Silva, a nossa eterna Juju, que partiu no final da tarde de ontem (23), aos 75 anos, em decorrência de problemas renais. Ela deixa dois filhos, três netas, amigos/as, companheiros/as de ativismo, inúmeros/as ex-alunos/as e muitas, mas muitas saudades. O velório teve início às 10h da manhã de hoje (24), no Cemitério de Santo Amaro (centro do Recife). O sepultamento deve acontecer no início desta tarde.

Mulher batalhadora e, ao mesmo tempo, doce, Juju foi educadora durante toda a sua vida. Tornou-se usuária da Gestos em 2012, após, aos 60 anos, ter descoberto ser uma pessoa vivendo com HIV/AIDS. Logo mostrou seu comprometimento e altruísmo, bem como sua garra e vontade de lutar, características essas que fizeram com que, em 2015, fosse convidada a fazer parte do nosso Grupo de Trabalho em Ativismo Adulto (GT Adulto), onde se destacou.

Ao longo dos anos que permaneceu conosco, Juju se mostrou uma pessoa animada e profundamente empática, sempre preocupada com as dores e os sofrimentos das mulheres, mas também com o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Buscava sempre novas informações para compartilhar com o grupo e encontrava nisso um ato terapêutico. 

Era a ativista mais velha, porém uma das mais ativas entre as mulheres do grupo. Tinha a capacidade de organizar e orientar a ação de outras mulheres e foi um verdadeiro pilar para as mulheres do Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas (MNCP+). Inteligente e sempre disposta, era uma pessoa propositiva e tinha sempre a cabeça cheia de ideias criativas.  

Hoje, nos despedimos de alguém que, para nós, foi mais que uma grande educadora e ativista, comprometida com o coletivo e preocupada com processos formativos e inclusivos. Dizemos adeus a uma mulher curiosa que diariamente se colocava no lugar de educanda e, com muito carinho e afeto, conquistava as pessoas à sua volta. Hoje, nos despedimos de uma grande companheira e, acima de tudo, de uma querida amiga.

 

Obrigada, Juju!

Temas deste texto: Nota de Pesar

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.