Home > Comunicação > Notícias

Nota de Pesar: Gestos se despede de Abby Moreira, um Ícone da luta pelos Direitos LGBTQIA+

Nota de Pesar: Gestos se despede de Abby Moreira, um Ícone da luta pelos Direitos LGBTQIA+

A ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero vem, por meio desta nota, lamentar profundamente o falecimento de Abby Moreira, ocorrido no último sábado (24), em Jaboatão dos Guararapes. Abby foi uma figura extraordinária e uma ativista incansável na luta pelos direitos da população LGBTQIA+.

Conquistou seu lugar na história ao se tornar a primeira mulher trans a assumir o cargo de guarda municipal no Brasil, em 2017. Sua coragem e determinação abriram caminho para outras pessoas trans ingressarem em posições de destaque e representatividade.

Infelizmente, Abby teve de enfrentar inúmeros desafios, sendo o maior deles a transfobia institucionalizada dentro da corporação – que tantas vezes denunciou através de sua militância no movimento LGBTQIA+. 

Parte de sua trajetória foi compartilhada conosco em 2017, quando participou da campanha “Gestos pela Igualdade” – a primeira realizada no Brasil para tratar sobre os direitos das pessoas trans e travestis junto ao Poder Judiciário. Na ocasião, ela contou como foi o percurso até conseguir viver sua identidade de gênero e os desafios que enfrentou ao longo de sua história.

“No momento em que muitas pessoas trans e travestis ainda tinham muito medo de se expor e falar sobre suas próprias vidas e como a ausência da garantia de direitos as atravessavam, ela teve a coragem de colocar o seu rosto e estampar uma campanha que circulou em todo o estado de Pernambuco para sensibilizar operadores e operadoras do Direito sobre a importância de respeitar e promover os direitos e a cidadania das pessoas trans e travestis”, comenta a coordenadora geral da Gestos, Alessandra Nilo. “Tenho certeza que a coragem dela, ao longo de toda a sua trajetória inspirou muita gente e continuará inspirando muito mais”, conclui.

Abby será sempre lembrada por sua força, perseverança e dedicação em promover a igualdade e a inclusão. Seu legado de coragem e ativismo continuará inspirando a luta pelos direitos humanos. 

Neste momento de profunda tristeza, expressamos nossos mais sinceros sentimentos à sua esposa, com quem era casada há 28 anos, ao seu filho e todos/as os/as familiares e amigos/as. Que encontrem conforto e força para enfrentar essa perda irreparável. 

Sua mensagem de igualdade e seu desejo de mudar o mundo continuarão a nos guiar na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva. Abby Moreira, presente.

Temas deste texto: Direitos LGBTQIA+ - Nota de Pesar

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.