Home > Comunicação > Notícias

Gestos distribui kits de prevenção durante a 22ª Parada da Diversidade

Gestos distribui kits de prevenção durante a 22ª Parada da Diversidade

“Este é um momento de festa, mas também é um momento político”, dizia a Coordenadora de Programas da Gestos, Jô Meneses, enquanto a atriz Sharlene Esse (ícone da cultura Queer local) se apresentava para as centenas de pessoas que já se concentravam no Parque Dona Lindu, aguardando a saída da 22ª Parada da Diversidade do Recife. Naquele domingo (17), a ONG realizou uma ação de distribuição de kits de prevenção e conversou com o público sobre saúde sexual e reprodutiva.

A ação distribuiu 400 kits de prevenção distribuídos, contendo preservativos externos (fornecidos pelo Ministério da Saúde e pela empresa DKT) e cartilhas informativas produzidas pela ONG, além de adesivos temáticos que exaltavam a diversidade sexual e de gênero e foram especialmente confeccionados para a ação de domingo. 

Durante a concentração, profissionais e ativistas do Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem (GT Jovem) da Gestos também usaram crachás com QR Codes que levavam para outros materiais informativos, como cartilhas, campanhas, podcasts e publicações recentes.

“Fazem 10 anos que a gente faz essa ação, mas estivemos presentes em todas as paradas, porque a gente sabe que, infelizmente, a comunidade LGBTQIAPN+ ainda é uma população muito afetada pelo HIV e por outras IST’s.”, lembrou a coordenadora de Programas Institucionais da Gestos, Jô Meneses. “Estamos aqui hoje para lutar por direitos, mas também para apontar os caminhos para acessá-los, por isso realizamos esta ação anualmente, para trazer informações sobre a prevenção combinada”, comentou.

Desde 2014, o Programa Conjunto das Nações Unidas (UNAIDS) considera como populações chave prioritárias para a resposta ao HIV as mulheres trans/travestis e homens que fazem sexo com homens (HSH). Naquele ano, o UNAIDS publicou o relatório “Gap Report”, que mostrou como essas populações estavam sendo deixadas para trás na resposta ao HIV, enfrentando taxas de infecção desproporcionalmente altas, além de acesso limitado a serviços de prevenção, tratamento e cuidado

Para Max Teixeira, integrante do GT Jovem da Gestos, “esta é uma ação super importante que possibilita que a gente esteja aqui no meio das pessoas, dialogando sobre a prevenção combinada e sobre direitos sexuais e reprodutivos; não é só entregar o insumo, mas dizer que é importante termos o direito e a liberdade de praticar e viver a nossa sexualidade, o nosso amor e o nosso afeto de todas as formas, mas vamos também trazer a prevenção combinada como algo presente nas nossas vidas”, conclui o ativista.

Leia também:

Com festa repleta de artistas locais, ONG Gestos celebra 30 anos no Casbah

Tire suas dúvidas: participe do 2º encontro de orientação para vacinação de PVHAs

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.