Gestos divulga programação para o Dezembro Vermelho 2023
No Brasil, o mês de dezembro é dedicado a campanhas de prevenção e conscientização sobre o HIV/AIDS, escolhido pelo Ministério da Saúde devido ao Dia Mundial de Enfrentamento à AIDS. A cor vermelha é uma alusão ao laço símbolo da luta contra a Aids. Desde 2017, a Lei 13.504 oficializa a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS.
Dados da Secretaria de Saúde apontam que cerca de 32 mil pessoas vivem com HIV/AIDS em Pernambuco. Vale ressaltar que em 2022, o estado registrou 1.046 novas infecções pelo HIV, segundo dados do Ministério da Saúde – o maior número de casos na Região Nordeste.
Durante o Dezembro Vermelho (como é conhecido no Brasil), a Gestos realiza anualmente ações institucionais de prevenção combinada ao HIV e combate ao estigma e à discriminação contra pessoas vivendo com HIV/AIDS, para destacar a necessidade de uma resposta efetiva à pandemia, que inclui um financiamento adequado para suprir as necessidades dessa política de saúde. Um dos pontos mais destacados, é a importância da sociedade civil e necessidade de garantir os direitos de todas as pessoas, particularmente as populações em maior vulnerabilidade social.
Este ano, o Dia Mundial de Enfrentamento à AIDS e o Dezembro Vermelho também destaca o papel crucial das comunidades na resposta ao HIV. Com o tema “Comunidades Liderando”, adotado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e abraçado pelas organizações da sociedade civil, a mensagem enfatiza que o mundo pode superar a AIDS até 2030; mas para isso, obstáculos como a falta de financiamento, barreiras políticas e regulatórias, e repressões aos direitos humanos precisam ser superados.
A programação da Gestos para este ano busca ecoar a mensagem “Comunidades Liderando” ao longo do mês, com eventos e ações que colocam as pessoas no seu devido papel, o de protagonistas da resposta ao HIV/Aids. Confira abaixo a programação completa da ONG para o Dezembro Vermelho.
Programação:
Sexta-feira (01/12):
-
- Horário: 8h20 às 12h30
-
- Local: sede da Gestos (R. dos Médicis, 68, Boa Vista)
-
- Parceria: Coordenação Municipal de HIV/AIDS, Hepatites Virais e outras ISTs da Prefeitura do Recife.
-
- Objetivo: Promover práticas livres de estigma e discriminação contra pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHAs) nos serviços de saúde.
-
- Inscrições: https://forms.gle/eT5kcydu4rKHB3hd8.
-
- Horário: 16h
-
- Local: Praça do Diário (Centro do Recife)
-
- Realização: Articulação Aids de Pernambuco e Prefeitura do Recife
-
- Objetivo: Conscientizar sobre o HIV/AIDS e o preconceito, incluindo lambidaço com artes dedicadas ao tema e testagem gratuita.
- Lançamentos de Podcast e PodPrevenir:
- Disponível em: YouTube e Spotify.
- Objetivo: abordar prevenção combinada de forma descontraída.
- Lançamento do Programa Ponto G:
-
- Objetivo: Tirar dúvidas sobre prevenção combinada e sexualidade por meio de videochamadas com internautas.
Segunda-feira (04/12):
-
- Horário: 14h
-
- Local: Auditório Ênio Guerra (ALEPE)
-
- Objetivo: Abordar temas relacionados à Prevenção Combinada ao HIV e ao enfrentamento do estigma
-
- Horário: 16h30
-
- Local: Galeria do Edf. Governador Miguel Arraes de Alencar (Rua da União, 397 – Boa Vista, Recife/PE)
-
- Objetivo: Proporcionar uma reflexão profunda sobre o estigma, a discriminação e o preconceito enfrentados por pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHAs).
-
- Parceria: International Aids Society (IAS)
-
- Em cartaz: de 4 a 15 de dezembro, com materiais promocionais no Shopping Plaza.
Quarta-feira (06/12):
- Bazar e Sessão de Cuidados para PVHAs:
-
- Horário: 9h às 15h
-
- Local: sede da Gestos (R. dos Médicis, 68, Boa Vista)
-
- Parceria: Serviço Social do Comércio (Sesc)
Outras ações:
Além da programação institucional, a Gestos também irá desenvolver outras duas ações institucionais. A primeira delas, é a campanha ” + Recursos Já”. Apoiada pela Viiv Healthcare Foundation, que será divulgada ao longo de todo o mês de dezembro, nas redes sociais da ONG. A campanha é fruto do projeto “Protegendo a Política de Aids” (realizado entre abril e agosto deste ano), que ofereceu uma formação para 24 representantes das quatro redes nacionais de PVHAs. Ao longo de cinco vídeos narrados por ativistas vivendo com HIV/Aids, a campanha chama a atenção do governo para a urgente necessidade de mais investimentos na política nacional de HIV/Aids. Entre 2019 e 2022, o Brasil registrou 139.745 novos casos de HIV, com 45,6% das infecções ocorrendo em mulheres de 15 a 34 anos; paradoxalmente, em 2021 o governo chegou a destinar o menor valor já aplicado em campanhas de prevenção ao HIV: apenas R$ 100.098 (cem mil e noventa e oito reais). Esse desinvestimento tem impactado diretamente o acesso às novas tecnologias e estratégias de prevenção, além de impactar o tratamento de quem vive com o vírus.
Já a segunda ação é realizada em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, que irá exibir os VTs de três campanhas de comunicação (sobre Prevenção Combinada, Estigma e Preconceito e Gestos 30 anos) produzidas pela ONG ao longo de três décadas de dedicação à resposta ao HIV/Aids. Os filmes serão apresentados antes da programação em cartaz no cinema do Porto Digital até o final deste mês.