Home > Comunicação > Notícias

1º de Dezembro: Articulação Aids PE realiza Deixa de Nóia Contra o HIV/AIDS

1º de Dezembro: Articulação Aids PE realiza Deixa de Nóia Contra o HIV/AIDS

No próximo dia 1º de dezembro, em aluzão ao Dia Internacional de Enfrentamento à Aids, a Articulação Aids de Pernambuco realizará o ato “Deixa de Noia Contra o HIV/AIDS” na Praça do Diário (centro do Recife). O evento acontece a partir das 16h e terá tradução para Libras e testagem gratuita para HIV.

O Deixa de Nóia Contra o HIV/AIDS contará com a participação de diversas organizações engajadas na promoção de direitos e políticas públicas voltadas para a prevenção combinada e o tratamento ao HIV/Aids. Além disso, haverá um lambidaço com artes feitas especialmente para o evento.

O objetivo principal é proporcionar um espaço inclusivo para tirar dúvidas e combater estigmas relacionados ao HIV/Aids, abordando temas como formas de prevenção combinada, adesão ao tratamento e locais para realização de testes.

Hoje, mais de 60% da população vivendo com HIV/Aids relata enfrentar preconceito e discriminação. Apesar dos avanços no tratamento antirretroviral, que tem eficácia comprovada e é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o preconceito e a discriminação em relação às pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHAs) ainda é o maior desafio para a superação da Aids até 2030. Esses fatores impactam negativamente a qualidade de vida e adesão ao tratamento, como mostra o Índice de Estigma em relação às PVHAs.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.