Home > Comunicação > Notícias

No Fórum Político de Alto Nível, Gestos participa de diálogo sobre protagonismo das mulheres no desenvolvimento sustentável

No Fórum Político de Alto Nível, Gestos participa de diálogo sobre protagonismo das mulheres no desenvolvimento sustentável

Na manhã da terça-feira (11), a Gestos se reuniu com o Grupo Maior de Mulheres (Women’s Major Group), que reúne lideranças feministas de diversos lugares do mundo. Na sequência, a coordenadora geral da Gestos e co-facilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil (GT Agenda 2030), Alessandra Nilo, mediou o encontro “Mulheres como Protagonistas do Desenvolvimento Sustentável”, que reuniu representantes do G7 e G20 para um diálogo entre Índia, Argentina, Brasil e União Europeia sobre o protagonismo das mulheres para o desenvolvimento sustentável. O encontro aconteceu às 10h30 (horário de brasília) no Church Center da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

O encontro teve o intuito de apresentar as posições e preocupações das organizações da sociedade civil lideradas por mulheres, a fim de construir uma perspectiva de desenvolvimento sustentável baseado na equidade de gênero e dialogar com representantes dos governos do G7 e G20. 

“Uma preocupação grande do Grupo Maior de Mulheres da ONU”, comentou Alessandra Nilo, “é que todo o debate sobre a arquitetura financeira internacional não seja conduzido a partir das Nações Unidas; pois nós entendemos que este é um fórum adequado para esta discussão”. 

Para Alessandra, é preciso haver alinhamento e repactuação dos governos para que, de fato, a implementação da Agenda 2030 possa avançar. “Ontem, durante a apresentação do relatório sobre a implementação da Agenda 2030, ficou muito evidente que pelo menos 30% das metas sequer começaram a avançar; isso é muito preocupante e a sociedade civil está aqui reunida em Nova York para tentar pressionar e incidir sobre esses governos para fazer com que essa agenda realmente saia do papel”.

ONG Gestos integra Delegação Oficial brasileira para o Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.