Gestos é coorganizadora de evento paralelo à Reunião de Alto Nível da ONU sobre HIV/AIDS
Atuando para fortalecer a participação comunitária e a incidência da América Latina e do Caribe nos espaços globais de tomada de decisão, a Gestos coorganiza um evento paralelo à Reunião de Alto Nível sobre HIV/AIDS, que acontece nos dias 22 e 23 de junho, na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Esse é um encontro global que a Gestos acompanha diretamente desde a primeira edição, em 2001.
Intitulado “Não Vamos Retroceder. Demandas Feministas para a Declaração Política sobre HIV de 2026”, o evento paralelo acontece na segunda-feira (22), com a Gestos sendo representada pela coordenadora de Articulação Política, Relações Internacionais e Comunicação, Juliana Cesar. Também estão na coorganização o governo brasileiro, a Comunidade Internacional de Mulheres Vivendo com HIV/AIDS (ICW) e a Federação Internacional de Planejamento Familiar (IPPF).
O encontro reunirá governos, lideranças feministas, defensoras comunitárias, parceiros da ONU e financiadores para reafirmar que o fim da AIDS até 2030 não será possível sem justiça de gênero, autonomia corporal e investimento em respostas lideradas pelas comunidades.
Em um momento crítico de grave ameaça a décadas de avanços na resposta ao HIV e à AIDS, o encontro pretende debater caminhos para a superação da criminalização, do estigma e da exclusão que pessoas vivendo com HIV/AIDS, mulheres de todas as idades e pessoas trabalhadoras sexuais seguem enfrentando enquanto, ao mesmo tempo, continuam na linha de frente da resposta à epidemia.
