Home > Comunicação > Notícias

Gestos distribui 3 mil preservativos na 21ª Parada da Diversidade do Recife

Gestos distribui 3 mil preservativos na 21ª Parada da Diversidade do Recife

No último domingo, o Recife foi palco da 21ª Parada da Diversidade, que começou a se concentrar no Parque Dona Lindu, onde a Gestos se juntou à manifestação para distribuir preservativos e conversar com a população sobre prevenção combinada e os direitos da população LGBTQIA+. Ao todo foram distribuídas 3.000 (três mil) camisinhas externas da marca Prudence, fornecidos pela empresa DKT Brasil – uma das parceiras institucionais da Gestos. A ação teve início às 10h da manhã e seguiu até o início da tarde.  

Era por volta das 9h da manhã quando os/as primeiros/as ativistas e profissionais da Gestos começaram a chegar à concentração. A Gestos sempre realiza ações nas Paradas da Diversidade, mas para algumas pessoas, aquela foi a primeira experiência. É o caso da ativista Ana Vitória, que integra o Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem (GT Jovem) há dois anos. Ela conta que a experiência “foi maravilhosa e com a Gestos foi melhor ainda”. 

Para, além de celebrar a diversidade sexual e de gênero; Ana estava ali para contribuir com a distribuição de preservativos que a Gestos faz em todas as edições e levar informações confiáveis sobre os diferentes tipos de prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Saber, ter conhecimento, é um direito das pessoas”, comenta a ativista, “muitas vezes, elas não têm contato com o tema, nem sabem que têm esse direito garantido, então estar lá e levar essa informação, falando também sobre a importância da testagem e como acessá-la faz muita diferença”.

“A gente mostrou opções de como as pessoas podem se cuidar, principalmente as pessoas LGBTQIA+”, complementa o ativista Filipe Paraízo, que integra o GT Jovem há quase cinco anos e, com o GT, já havia participado da ação anterior da Gestos, durante a última Parada. “Isso [a prevenção], muitas vezes, não é feita pelo poder público e aí, ficamos sem muitas referências; por isso nós, ativistas, precisamos estar nesses espaços para informar que a população LGBTQIA+ tem como, enquanto cidadãos e cidadãs, acessar os seus direitos e os serviços públicos. Isso é muito importante!”. 

Como explica a coordenadora de Programas Institucionais, Jô Meneses, “nós estamos aqui todos os anos para falar sobre prevenção combinada; não só sobre o uso do preservativo e a sua importância, como também que existe PrEP [Profilaxia Pré-Exposição], que existe PEP [Profilaxia Pós-Exposição] e uma série de outras formas que as pessoas podem acessar para se prevenir”.

De fato, essa é uma das ações mais tradicionais do calendário anual da ONG que, de forma acolhedora e informativa, busca furar o bloqueio que os setores conservadores da sociedade fazem em torno dos direitos sexuais e reprodutivos. “Como em todos os espaços, hoje nós encontramos muitas limitações e muito cerceamento da palavra ‘prevenção’ ao HIV e à AIDS”, continua Jô Meneses, “esse espaço é um espaço público, onde as pessoas recebem não só os preservativos, como também as orientações (tudo com muito afeto). O que a gente quer é que a população LGBTQIA+ se proteja e tenha uma vida com saúde e dignidade”.

 

Direitos da População LGBTQIA+

Para Alessandra Nilo, coordenadora geral da Gestos, 2022 foi provavelmente o ano mais importante da Parada da Diversidade até agora. “Nos anos anteriores nós estávamos aqui para fazer avançar direitos e, este ano, a parada é um símbolo da resistência para fazer que os direitos que nós já havíamos conquistado sejam mantidos, pois o Brasil está em um processo de franco retrocesso, de ataque aos direitos humanos e fomento à LGBTfobia”, diz.

Jair Brandão, assessor de projetos da Gestos e representante da ONG no Conselho Estadual de Promoção dos Direitos da População LGBTQIA+, lembra que “a Parada da Diversidade é um ato político!” e que “muitas pessoas LGBTQIA+ não têm ainda o acesso a várias informações, principalmente relacionadas aos seus direitos”. 

Pensando nisso, além de conversar sobre prevenção combinada ao HIV/AIDS e outras ISTs, a Gestos também aproveitou a ocasião para divulgar as cartilhas Direitos da População LGBTI+: Conhecer para Exercer, um conjunto de quatro publicações informativas, financiadas pela Embaixada do Reino dos Países Baixos e lançadas em agosto de 2022, tratando de temas como Direito ao Trabalho, Direito Civil, Direito à Saúde e Enfrentamento à LGBTfobia.

“Levando essa cartilha, que está bem legal e numa linguagem bastante acessível, a gente pôde disseminar essa publicação para milhares de pessoas que estiveram na parada. Isso é também parte do parte do trabalho da Gestos: informar a população LGBTQIA+ dos seus direitos”, conclui.

 

Parcerias

A ação de distribuição de camisinhas durante a 21ª Parada da Diversidade foi possível graças à parceria firmada em 2019 entre a Gestos e a DKT Brasil (Prudence), quando a marca passou a financiar parte das atividades desenvolvidas pela ONG. 

Já o Espaço Saúde e Sexualidade, do qual o GT Jovem é protagonista, é outra iniciativa da Gestos que conta com o apoio e financiamento de organizações parceiras, neste caso, a International Planned Parenthood Federation (IPPF) – em tradução livre, Federação Internacional de Planejamento Familiar. O serviço é formado por uma equipe de enfermeiras e psicólogas que atendem jovens e adolescentes entre 13 e 29 anos, oferecendo testes para ISTs e orientações sobre saúde sexual e reprodutiva. 

Mariana Lira, mobilizadora de recursos da Gestos, destaca que o apoio de empresas como a DKT e instituições internacionais multilaterais (como a ONU e a Unicef) e países como o Reino dos Países Baixos é essencial, “nossas parcerias acreditam o nosso trabalho e fazem com que mais insumos e mais informações cheguem onde e a quem precisam chegar”. 

Como uma organização sem fins lucrativos, parcerias institucionais como estas possibilitam a continuidade dos serviços oferecidos pela Gestos. “Nós incentivamos que os setores privados e públicos sigam se identificando com as causas da população LGBTQIA+, com a saúde pública, com o bem estar das pessoas e com a defesa dos Direitos Humanos no Brasil e no mundo. E tomara que elas entrem em contato conosco e passem a apoiar também o nosso trabalho  para que possamos manter nossos serviços e projetos, alcançando cada vez mais pessoas”, informa a captadora de recursos.

Instituições interessadas em apoiar os serviços da Gestos podem entrar em contato pelo e-mail [email protected], ou ligar para (81) 3421-7670. A Gestos também mantém uma campanha de doações pelo site gestos.colabore.org/doeparamobilizar. As doações podem ser feitas a partir de R$ 10,00 (dez reais) mensais.

Nota da Gestos sobre a 21ª Parada da Diversidade de Pernambuco

Gestos lança cartilhas informativas sobre Direitos da População LGBTQIA+

Vive com HIV/AIDS e quer saber como defender seus direitos? 

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.