Home > Comunicação > Notícias

Precisamos falar sobre Advocacy. Gestos realiza oficinas de formação para Pessoas Vivendo com HIV e AIDS

Precisamos falar sobre Advocacy. Gestos realiza oficinas de formação para Pessoas Vivendo com HIV e AIDS

Nos dias 14 e 18 de abril, 40 ativistas vivendo com HIV/AIDS integrantes das quatro redes de PVHA do país participaram de um workshop sobre Advocacy realizado pela Gestos, com apoio do Fundo Posithivo e do Pulso Público. As formações fazem parte do projeto Advocacy: construindo estratégias para a defesa dos direitos das Pessoas Vivendo com HIV e AIDS, cujo objetivo é propiciar diálogos e compartilhar instrumentos que ajudem a avançar na conquista e/ou manutenção de direitos. A partir das oficinas, será criada uma cartilha sobre advocacy, direcionada para pessoas e organizações do movimento que atuam contra a AIDS, com o objetivo de auxiliar o planejamento de ações de incidência política e controle social.

Participaram da formação 10 ativistas indicados por cada uma das quatro redes – a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+ Brasil), o Movimento Nacional de Mulheres Vivendo com HIV e Aids (MNCP+), a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA) e a Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/Aids (RNTTHP).

Ao longo dos últimos 28 anos, a Gestos tem apoiado o fortalecimento das diversas redes que se organizaram no Brasil e para a realização desse projeto articuloucom as quatro redes existentes, bem como organizações do movimento AIDS. Contamos com todas para a  a divulgação da cartilha que será produzida a partir das oficinas. 

“Esperamos com esse projeto fortalecer o movimento AIDS e as redes de pessoas vivendo com HIV/AIDS, para que incidam estrategicamente junto aos os programas estaduais e municipais de enfrentamento ao HIV e a AIDS e sigam construindo respostas coletivas para superar os desafios que a as populações em maior vulnerabilidade enfrentam no país”, diz Jô Meneses, que coordena o projeto.

 

O que é Advocacy?

 

Advocacy é uma expressão que vem do inglês to advocate, que pode ser traduzida como advogar; apesar de  não possuir tradução literal para o português. O sentido mais próximo seria a incidência política. A prática consiste em uma ação planejada com objetivos e etapas bem estabelecidos e a elaboração de estratégias que estabelecem canais de diálogo com representantes e/ou instituições políticas a fim de promover uma agenda. Nesse caso refere-se a expansão, manutenção ou aprimoramento de direitos sociais.

Para construir uma ação de Advocacy, é necessário planejamento. É vital construir um plano de ação que tome como partida a leitura do cenário no qual se deseja influir., inclusive mapeando aliados/as e opositores/as. Tudo precisa ser levado em conta no desenho da ação, para facilitar uma avaliação que ajude a seguir monitorando os passos necessários.

O surgimento da epidemia da Aids em 1981, por exemplo, exigiu respostas rápidas . Na primeira década do século XXI, o Brasil foi considerado um país que construiu com sucesso respostas ao HIV e à AIDS e isso só foi possível graças às ações de Advocacy desempenhadas por ativistas e organizações da sociedade civil ( redes criadas por pessoas que vivem e convivem com HIV e AIDS e  ONGs), que não aceitavam a patologização das suas sexualidades e a lentidão nas respostas do Estado à epidemia.

A prática do Advocacy é um instrumento transformador, que permite formular e reformular políticas públicas em todos os níveis, bem como monitorar sua implementação e/ou aplicação. Ela é essencial para o controle social e a Gestos considera fundamental que a sociedade civil se aproprie desse conceito e continue a aprimorar suas estratégias, sempre respeitando as especificidades de cada movimento e organização. Nesses 28 anos aprendemos que onde há políticas públicas, programas e serviços  efetivos é onde a sociedade civil está viva, pulsando, participando e fazendo o controle social.

Temas deste texto: Advocacy - Formação - Fundo Posithivo

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.