Home > Comunicação > Notícias

Nova diretora regional do UNAIDS é apresentada às OSC latino-americanas em encontro promovido pela Gestos e ICW Latina

Nova diretora regional do UNAIDS é apresentada às OSC latino-americanas em encontro promovido pela Gestos e ICW Latina

A Gestos e a Comunidade Internacional de Mulheres com HIV (ICW Latina), promoveram, na manhã de quinta-feira (10), um encontro virtual para apresentar a nova diretora regional do UNAIDS, Luisa Cabal, às Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras na América Latina. O evento foi uma oportunidade para debater a recente reformulação na UNAIDS, os desafios do Movimento AIDS na América Latina e as propostas da sociedade civil para o combate às desigualdades e a erradicação da AIDS. Ao todo, 162 pessoas participaram do encontro, que ocorreu às 9h30 (horário do Panamá). 

Na ocasião, a nova diretora regional do UNAIDS debateu algumas de suas ideias com as OSCs presentes, que destacaram a importância de uma abordagem multissetorial para problemas sociais interseccionais e a necessidade de uma concepção feminista e de gênero para a construção de respostas eficazes não só ao HIV (em uma perspectiva de saúde), mas também às desigualdades sociais, à violência de gênero e ao estigma e preconceito enfrentados pelas pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVHA), através da cooperação horizontal, reconhecimento das respostas comunitárias, processos de educação entre pares e ações especializadas em populações chaves

Em sua mensagem inicial, Luisa Cabal se comprometeu a não abandonar essas causas comuns e advogar de maneira persistente e estratégica na defesa e posicionamento dessas pautas. “Eu sei que essas lutas as vezes são de longo prazo e também sei da imediatez dessas lutas, porque pessoas estão morrendo e há mudanças urgentes que necessitamos”, comentou a nova diretora regional, “mas também sei que há lutas que tomam mais tempo e podem contar comigo para não abandoná-las”.

“UNAIDS [no contexto da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável] se volta mais e mais para os espaços de incidência política; somos um secretariado de um programa conjunto e, portanto, a incidência política é o centro”, comentou Luisa, “minha preocupação é que, em um contexto complicado – mutável, incerto e em meio a uma pandemia – temos que pensar estrategicamente como vamos posicionar as metas [de desenvolvimento sustentável] da agenda 2030 dentro de prioridades que mudam; para isso, precisamos, mais do que nunca, de um trabalho colaborativo”.     

Entenda a agenda do UNAIDS para 2030

https://youtu.be/w7iOqfqGyd0

Leia também

Gestos irá promover encontro entre OSCs da AL e nova diretora regional do UNAIDS

Gestos discursa no Fórum de Parceria ECOSOC 2022

Gestos reeleita para o Conselho Estadual de Promoção dos Direitos da População LGBTI+

 

Temas deste texto: América Latina - ICW Latina - OSC - Unaids

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.