Home > Comunicação > Notícias

Gestos discursa no Fórum de Parceria ECOSOC 2022

Gestos discursa no Fórum de Parceria ECOSOC 2022

Debater soluções e políticas para superar a pandemia de Covid-19 através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse foi o principal objetivo do Fórum de Parceria do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) 2022, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na última quarta-feira (2). 

Com o tema “Recuperar da covid-19 e avançar na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, o encontro reuniu governos, instituições financeiras internacionais e representantes da sociedade civil organizada. Na ocasião, a Gestos foi uma das Organizações da Sociedade Civil que discursaram e aproveitou para cobrar o cumprimento e a responsabilização de todos os compromissos assumidos pelos governos, bem como o reconhecimento das respostas comunitárias ao Covid-19.

Em seu discurso, Alessandra Nilo (coordenadora-geral da Gestos, co-facilitadora do GT Agenda 2030 e integrante do Women’s Major Group), pontuou que, no contexto da pandemia de Covid-19, “a história do monopólio das drogas da Aids se repete: países do Norte Global priorizam propriedade intelectual e lucros sobre vidas no Sul”. 

Ela destacou ainda o papel do Fórum de Parcerias como  espaço de cooperação internacional que não pode ser reduzido a uma arena de disputas geopolíticas. “Parcerias não fundamentadas em estruturas baseadas em direitos e gênero estão fadadas a continuar sendo um desastre para a humanidade; isso fica claro quando nem mesmo uma pandemia global, um desafio que afeta a todos, em todos os lugares, poderia criar os níveis de cooperação e solidariedade necessários”.

O Conselho Econômico e Social das Nações Unidas é o fórum central para as discussões econômicas, ambientais e sociais internacionais. O órgão formula recomendações para os 54 países membros e também é responsável pela implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As questões trazidas durante o encontro deverão ser exploradas mais profundamente pelo Conselho e pelo Fórum Político de Alto Nível nos próximos meses; além de destacar as ações e parcerias voltadas para o futuro das nações em direção à superação da pandemia e à implementação da Agenda 2030.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.