Home > Comunicação > Notícias

Atenção Básica Livre da LGBTfobia: começa o projeto Acolhimento Sem Preconceitos

Atenção Básica Livre da LGBTfobia: começa o projeto Acolhimento Sem Preconceitos

Nesta quarta-feira (24), teve início o projeto “Acolhimento Sem Preconceitos: Atenção Básica livre da LGBTfobia”, que está oferecendo uma formação virtual para 40 profissionais de saúde de Pernambuco sobre o acolhimento à população de LGBTI+ na Rede de Atenção Primária. A ação educativa também produzirá recomendações para contribuir com as políticas públicas no campo da saúde integral voltada à diversidade sexual e de gênero no estado.

 

A formação está sendo realizada através da plataforma Zoom e terá 12 encontros virtuais, com 3h de duração cada. O projeto segue até o dia 19 de maio, sempre às quintas-feiras, das 9h às 12h. Ao final do processo, todas e todos participantes receberão certificado. As vagas foram distribuídas entre a cidade do Recife e cada Regional de Saúde do estado de Pernambuco. 

 

Entre os conteúdos abordados, estão questões de gênero, raça e sexualidade, além de temas como acolhimento e saúde integral; políticas de saúde integral e rede de cuidado no SUS (em PE e no Recife); enfrentamento ao estigma, preconceito e discriminação; Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; violência e LGBTfobia institucional; direitos da diversidade sexual e de gênero; saúde mental e redução de danos. Todas as temáticas voltadas às especificidades da população LGBTQIA+. 

 

Esta é uma iniciativa da Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero com apoio do Fundo Posithivo e em parceria da Superintendência da Atenção Primária (SAP); da Coordenação Estadual de Saúde Integral da População LGBT+; do Programa Estadual de HIV/Aids, outras IST e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde de PE (SES/PE); da Coordenação Municipal de Saúde Integral da População LGBT+; Programa Municipal de HIV/Aids, outras ISTs e Hepatites Virais do Recife; Fórum LGBT de PE e Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT de PE.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.