II Comunicaids abordará fakenews e desafios da covid-19 para pessoas vivendo com HIV/AIDS
Levar informações qualificadas e verdadeiras para a população tem sido um dos grandes desafios da ciência durante a atual pandemia de covid-19. Dificuldade já conhecida pelos profissionais que se dedicam ao estudo do HIV e da AIDS. Por isso, usar essa experiência para ajudar na comunicação de temas relacionados ao novo coronavírus é um dos objetivos do II Comunicaids – Seminário Nacional sobre Comunicação, AIDS e a Covid-19, promovido pela Gestos. O evento online e gratuito acontecerá no dia 15 de julho de 2021.
Leia também
- Gestos participa de debate sobre a Declaração Política do HIV/AIDS
- Ativistas que receberam formação da Gestos replicarão informações sobre HIV, AIDS e Covid-19 em todo o Brasil
- Coordenadora-geral da Gestos discursa durante audiência preparatória da ONU
- Gestos defende Política Nacional de Saúde Mental do SUS
Com 28 anos de história e tendo a comunicação como um dos seus pilares de atuação, a Gestos tem amplo conhecimento nos desafios de levar para a sociedade o conhecimento científico de forma acessível, de forma a torná-lo principalmente um instrumento de prevenção e cuidado com a saúde. Foi pensando nisso, aliás, que a instituição foi criada e que, tem sido uma referência no debate sobre comunicação e saúde.
Assim, o primeiro Comunicaids foi realizado em 2005 em parceria com o Fórum de ONGs AIDS de São Paulo, os GAPAs do Rio Grande do Sul e da Bahia. Desse evento culminou a produção de um documento contendo recomendações à sociedade civil e ao governo federal sobre como melhorar esta área, fundamental para a política de saúde como um todo.
Nesta edição do Comunicaids, com novos desafios impostos pela pandemia, o seminário terá como um dos focos centrais a rearticulação de uma rede estratégica de profissionais e interessados/as no tema. A metodologia vai incluir momentos de debate em grupo e o seminário irá resultar em uma nova publicação com recomendações ao governo federal sobre como melhor implementar políticas efetivas de comunicação sobre HIV e Covid-19 no Brasil.
Entre os e as painelistas confirmados estão: Renato Guimarães, assessor de Comunicação e Advocacy da Unaids Brasil; Gladys Almeida, coordenadora do Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (Gapa); Roseli Tardelli, editora-executiva da Agência Aids de Notícias (Agência AIDS); Vanessa Campos, Secretária Nacional de Comunicação da RNP Brasil; Beto de Jesus, diretor-geral da AIDS Healthcare Foundation Brasil (AHF Brasil) e um dos fundadores da parada LGBT de São Paulo; Harley Nascimento, coordenador-geral do Fundo PositHIVo; Paulo Giacomini, jornalista vivendo com HIV e responsável pelo portal Saúde Pulsando.
A moderação será de Alessandra Nilo, da Gestos, e Liandro Lindner, do Gapa/RS, jornalistas experts em comunicação e saúde.
Esta segunda edição do Comunicaids reconhece o papel fundamental das redes sociais na disseminação de informações embasadas, a Gestos convidou influenciadores e influenciadoras para darem seus depoimentos e impressões sobre as temáticas abordadas.
Já confirmaram Daniel Fernandes (Canal Prosa Positiva), Diego Krausz (Convivendo com HIV), Gabriel Comicholi (Canal HDiário), Pisci Bruja (@piscibruja), Micaela Cyrino, Drew Persi e João Geraldo Neto (Super Indetectável).
As pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente até o dia 02 de julho através do formulário online. O evento terá limite de participação de 100 vagas.
Serviço
II Comunicaids – Seminário Nacional Sobre Comunicação, AIDS e a Covid-19
Quando: 15 de julho (quinta-feira), das 9h às 17h
Inscrições: gratuitas (limite de 100 vagas), pelo formulário online: bit.ly/InscriçõesIIComunicaids