Home > Comunicação > Notícias

Gestos participa de debate sobre a Declaração Política do HIV/AIDS

Gestos participa de debate sobre a Declaração Política do HIV/AIDS

A coordenadora geral da Gestos, Alessandra Nilo, participou nessa quinta-feira (10) da live internacional “Declaración Política sobre el VIH/SIDA. ¿Qué pasa ahora?” (Declaração Política do HIV/AIDS. E agora?). O evento online foi promovido pela Unaids – programa das Nações Unidas (ONU) para o HIV e a AIDS – para debater as consequências e aplicações da nova declaração política, aprovada no início de junho.

Leia também:

Além de Alessandra Nilo, a transmissão contou com as participações da vice-ministra da Saúde da Costa Rica, Alejandra Acuña, e do membro do Conselho Nacional de Controle da AIDS do México.

Aprovada no dia 10 de junho durante a 5ª Reunião de Alto Nível sobre HIV-Aids, na Assembleia Geral da ONU, a nova Declaração Política do HIV/AIDS indica os caminhos que os países membros precisam tomar para a erradicação da AIDS até 2030.

Nesse sentido, a coordenadora geral da Gestos destacou os novos desafios que surgiram nos últimos anos. “Há um processo de maior criminalização de pessoas da sociedade civil. Também há o processo de adoecimento em virtude da pandemia da covid-19. Então, manter a atenção da sociedade sobre o tema da AIDS por si só é um desafio. Além disso, estamos vendo um retrocesso internacional para o financiamento de programas de HIV/AIDS”, destacou Alessandra Nilo.

Durante o encontro virtual também foram abordados temas como a necessidade do alinhamento das políticas de HIV/AIDS aos demais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e as mudanças nos posicionamentos de alguns países.

Confira a íntegra do debate sobre a Declaração Política:

Temas deste texto: AIDS - HIV - Unaids

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.