Home > Comunicação > Notícias

Aniversário da Gestos: live de 28 anos pelos direitos das pessoas vivendo com HIV e AIDS

Aniversário da Gestos: live de 28 anos pelos direitos das pessoas vivendo com HIV e AIDS

Ao som de DJs locais, live de aniversário levará informação sobre sexualidade e campanha de doações ao público

O momento pede resistência. Essa palavra, já bastante conhecida pela sociedade brasileira,  é o tema do aniversário de 28 anos da Gestos, que será realizado na sexta-feira (28/05), a partir das 21h. No, formato de live, para evitar aglomerações em respeito às vítimas da covid-19 , a ONG decidiu mudar o tom de “festa” para “ato de resistência”, uma lembrança de que, apesar da pandemia e das crises políticas que marcam o país, é preciso continuar atuando pelos direitos humanos e promovendo cidadania no Brasil.

Leia também:

Com o mote de “Resistimos: a que será que se destina?”, o evento propõe o encontro virtual entre a equipe da Gestos, as pessoas beneficiadas e parceiros e parceiras mais um evento que a ONG realiza sob o tom do acolhimento. Para o abraço virtual, teremos apresentações de DJs, vídeos e momentos de descontração. Para participar, basta se inscrever no link do evento de aniversário.

“Resistir nunca foi tão importante. Precisamos persistir nas causas pelas quais acreditamos porque elas estão sob forte ameaça. Nesse momento nunca precisamos tanto de abraços, mas com a pandemia, isso se tornou impossível. Mas a Gestos, que é também conhecida pelas suas festas, não poderia deixar passar esse momento. Mais que nunca, reafirmamos a nossa Resistência e precisamos nos unir e nos cuidar para continuar apoiando quem precisa de nós: as pessoas em vulnerabilidade social, as que vivem com HIV e AIDS, as LGBTQIA+ e mulheres. Não vamos desistir. Vamos resistir.”, ressalta a coordenadora-geral da Gestos, Alessandra Nilo.

Evento

A programação começa às 21h, sob comando de Jair Brandão, assessor de programa da Gestos. O line up contará com o DJ Barba e seu repertório dançante que mescla ritmos internacionais e MPB. A partir das 22h, entra em cena a DJ Séphora, com uma seleção de house music. Pouco antes das 23h, a música faz uma pausa para cantar o parabéns para a Gestos, e o DJ Paulo Costa segue para fechar o evento com uma seleção especialíssima (e surpresa) que está preparando para a noite. Todes abriram mão de seus cachês para nos garantir esse evento. Toda a transmissão acontecerá sob o comando técnico do parceiro e também DJ Felipe Machado.

Voluntariado

Durante o evento online haverá o lançamento da campanha “Se doe – Quando você doa seu tempo para a Gestos, mais pessoas topam abraçar as nossas causas também”. Será mais uma iniciativa inédita da ONG voltada àformação de voluntários/as. A “gincana solidária” será realizada em quatro fases: a primeira, de inscrições, começa no dia do aniversário. 

As pessoas selecionadas ganharão uma formação online sobre a Gestos, direitos humanos e formarão grupos para participarem de atividades num formato de gincana. “A gincana solidária é uma forma inovadora que une o engajamento através da formação de pessoas multiplicadoras de informação e a mobilização de recursos. Recursos que são ainda mais essenciais neste momento de pandemia em que as pessoas que vivem com HIV e AIDS estão ainda mais vulneráveis à pobreza, pressão psicológica e à violação de seus direitos”, lembra a coordenadora de programas institucionais, Josineide de Meneses.

Doações

Vale lembrar que o evento é gratuito, mas que todas as pessoas podem contribuir com a Gestos. Mesmo a doação mínima de R$10 por mês, pode fazer toda a diferença na vida das pessoas que dependem da rede de apoio da instituição e podem ser feitas através do endereço: gestos.colabore.org/doe-10 .

A Gestos

A Gestos é uma organização da sociedade civil fundada em 1993, no Recife (PE), pelos sociólgos Acioli Neto e Márcia Andrade, a jornalista Alessandra Nilo e a assistente social Silvia Dantas. A iniciativa foi motivada pelo desejo de tratar dos temas ligados ao HIV e à AIDS sob uma perspectiva mais ampla, destacando a importância de produzir informações seguras para a sociedade sobre a igualdade de gênero para responder ao HIV. Desde então, a Gestos ampliou sua atuação, sempre com ações inovadoras, baseadas na ciência e nos direitos humanos. Neste endereço você encontra os resultados da Gestos em 2020, uma ONG que já apoiou milhares de pessoas. Ao celebrar estes 28 anos, a Gestos ocupa uma posição de referência no Brasil, na América Latina e no mundo quando o assunto é AIDS, saúde, igualdade de gênero e direitos humanos. Esse destaque foi referendado em 2017, quando a ONG conquistou o status ECOSOC da Organização das Nações Unidas (ONU), o que lhe garante uma atuação consultiva junto à instituição multilateral.

Resistimos: a que será que se destina?
Aniversário de 28 anos da Gestos

O quê: Live musical de aniversário
Quando: 28 de maio (sexta-feira), a partir das 21h
Onde: Online e gratuito, pelo link

Temas deste texto: Aniversário - Doações - Voluntariado

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.