Home > Comunicação > Notícias

Gestos realiza formação sobre prevenção combinada para Gays, HSH, Travestis e Transexuais

Gestos realiza formação sobre prevenção combinada para Gays, HSH, Travestis e Transexuais

A Gestos está realizando projeto para formação e multiplicação entre pares sobre prevenção combinada do HIV para gays e outros HSH, travestis e transexuais. Para isso, 15 ativistas estão sendo capacitados/as através de oficinas semanais na sede da Gestos (sempre às quartas-feiras, das 14h às 18h), com o objetivo de replicarem tais conhecimentos com coletivos de organizações LGBT, conselheiros/as LGBT e de Saúde, gestores/as e técnicos/as de espaços governamentais, visando ampliar as discussões sobre as novas formas de prevenção ao HIV, à sífilis, às hepatites virais e às outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Segundo dados do Ministério da Saúde, as populações de gays e outros HSH (Homens que Fazem Sexo com Outros Homens), travestis e transexuais estão entre as populações-chave em relação ao HIV. A falta de políticas específicas e a falta de acolhimento qualificado nos serviços de saúde estão contribuindo para o aumento de casos de HIV nestas populações no Brasil. Por isso, o foco da Gestos neste treinamento é capacitar ativistas pertencentes às populações-chave para multiplicar informações entre seus pares.

“A Prevenção Combinada do HIV é um conjunto de estratégias de uso simultâneo que facilitam o autocuidado e a prevenção tanto do HIV, quanto de outras ISTs). Nesses encontros estamos conversando, por exemplo, sobre a importância de usar o preservativo e também informações e dúvidas sobre outros métodos, como a PreP e a PEP. Tem sido muito interessante e rico o debate com o grupo”, explica Jair Brandão, assessor de Projetos Institucionais da Gestos e um dos facilitadores da atividade.

O projeto é financiado pelo Fundo PositHIVo e a expectativa é que os/as 15 ativistas que participam dos encontros alcancem com informações, diretamente, pelo menos cem pessoas e outras mil pessoas de forma indireta.

Além da importância de usar camisinha, de informações sobre a PreP e a PEP, também são abordadas nos encontros questões como a importância de fazer o teste de HIV, informações sobre o tratamento antirretroviral (para as pessoas HIV+), ações de redução de danos e prevenção de outras ISTs, como as hepatites B e C. O grupo também tem acesso a informações sobre as políticas públicas de Aids no Estado de Pernambuco e às técnicas de multiplicação de informações entre pares.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.