Home > Comunicação > Notícias

Outubro Rosa: Gestos promove encontro de conscientização

Outubro Rosa: Gestos promove encontro de conscientização

O Outubro Rosa é o mês internacional de conscientização sobre o câncer de mama – a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Seu objetivo é sensibilizar as pessoas, principalmente as mulheres e pessoas com útero, para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Durante este mês, várias atividades e campanhas são realizadas para promover e disseminar informações cruciais para a superação da doença.

Por isso, a Gestos promoveu, na tarde da última quarta-feira (25), um encontro informativo para as mulheres atendidas pelo serviço de assistência psicossocial. O evento, realizado em alusão ao Outubro Rosa, contou com as orientações de uma Agente de Saúde Comunitária da Prefeitura do Recife, que ofereceu orientações e tirou dúvidas das participantes sobre o câncer de mama. A atividade foi realizada presencialmente, na sede da ONG (Rua dos Médicis, 68 – Boa Vista, Recife). 

O objetivo da ação foi levar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o diagnóstico precoce e tratamento da doença – que é o tipo de câncer que mais vitima mulheres e pessoas com útero em todo o mundo.

Entre as informações abordadas durante o encontro, o público recebeu orientações sobre o autoexame e a realização de mamografias periódicas como forma de autocuidado, com o objetivo de melhorar as chances de identificação precoce da doença, o que é crucial para um tratamento eficaz e para salvar vidas.

 

Leia Também:

Ciclo de orientações para vacinação de pessoas vivendo com HIV/Aids é encerrado com sucesso

Gestos vai ao Recifest com ação de prevenção e exibição da nova campanha

Fórum Regional de ONGs na América Latina e no Caribe prepara terreno para a CSW68

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.