Home > Comunicação > Notícias

GT Jovem traz os direitos sexuais e reprodutivos para a Semana dos Direitos Humanos da Unicap

GT Jovem traz os direitos sexuais e reprodutivos para a Semana dos Direitos Humanos da Unicap

Na tarde da última quinta-feira (31), o Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem (GT Jovem) da Gestos levou o tema dos Direitos Sexuais e Reprodutivos à Semana dos Direitos Humanos da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O grupo realizou uma roda de diálogo sobre Prevenção Combinada com estudantes da universidade e distribuiu kits com preservativos externos, gel lubrificante e materiais informativos produzidos pela ONG.   

A ação foi realizada a convite da universidade, como explicou a Coordenadora de Programas Institucionais da Gestos, Jô Meneses, “pensamos em trazer algo que normalmente não se fala dentro dos direitos humanos, que são os direitos sexuais e os direitos reprodutivos; para isso, pensamos em uma dinâmica que fosse mais interativa”. 

A roda, que foi facilitada por ativistas do GT Jovem, trouxe uma caixinha colorida, com cartões que traziam questões relativas ao direito sexual e reprodutivo. De um lado, um tema como violência ou acesso a métodos contraceptivos; do outro lado, uma situações tiradas de histórias reais ou da ficção. À medida que os cartões eram tirados da caixinha, a pessoa que os tirasse falava o que pensava sobre o tema em questão. 

Para Islaine Oliveira, integrante do Grupo de Trabalho em Ativismo Jovem (GT Jovem) da Gestos, a atividade foi bastante produtiva e uma forma de aumentar a conscientização quanto aos seus próprios direitos. “É importante saber que esses direitos existem e ter uma perspectiva ampliada dos direitos humanos; é importante que a gente fale sobre isso e que a gente debata, para que as pessoas tenham maior acesso a essas informações.”

 

Leia também:

Gestos recebe profissionais do CRIE para orientação sobre vacinação de pessoas vivendo com HIV/AIDS

Debate na Fiocruz aborda os desafios do envelhecimento de pessoas trans

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.