Home > Comunicação > Notícias

Em Fevereiro, Gestos convida travestis e mulheres trans para levantamento inédito no Recife

Em Fevereiro, Gestos convida travestis e mulheres trans para levantamento inédito no Recife

As entrevistas serão feitas na sede da instituição, no bairro da Boa Vista, e as participantes receberão ajuda de custo de R$ 30,00

A ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero convida travestis e mulheres trans moradoras do Recife e acima de 50 anos para participar de um levantamento inédito na capital pernambucana. Parte do projeto Travestis também envelhecem, desenvolvido com o apoio do Fundo do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR), a iniciativa busca visibilizar as condições de vida da população transfeminina em processo de envelhecimento na cidade e pode contribuir com a construção de políticas públicas voltadas a essa população. A entrevista é confidencial e será realizada na sede da Gestos, na Rua dos Médicis, número 68, no bairro da Boa Vista. Quem participa recebe uma ajuda de custo de R$ 30,00. O agendamento deve ser feito através do (81) 3421-7670, em horário comercial.

No Brasil, o país é o que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo, a estimativa de vida de mulheres trans e/ou travestis é de aproximadamente 35 anos. Atualmente, Pernambuco é considerado o 5º estado mais violento para essa população, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA). Hoje, sabe-se que a maior parte da população transfeminina está submetida a condições de vulnerabilidade social, com pouco ou nenhum acesso a direitos fundamentais e políticas públicas específicas, situação que foi agravada pela pandemia de Covid-19, quando aproximadamente 70% das mulheres trans e travestis não tiveram acesso ao auxílio emergencial.

Estas condições, somadas à falta de oportunidades no mercado de trabalho formal resultam diretamente na exclusão social dessas mulheres. Hoje, estima-se que 90% delas utilizem o trabalho sexual como principal fonte de renda; mas, a medida em que envelhecem, o trabalho sexual fica ainda mais difícil, tornando praticamente impossível a sobrevivência por essa via. 

O levantamento, que será produzido pela Gestos, poderá contribuir diretamente para a elaboração e a implementação de políticas públicas de inclusão social e garantia da cidadania. O produto final será entregue aos conselhos municipais de Saúde, Pessoa Idosa, Direitos Humanos e Assistência Social do Recife. A pesquisa também deve subsidiar a elaboração de um documento que será enviado a gestores/as e parlamentares do estado.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.