Ministério da Saúde celebra os 10 anos da Rede Brasileira de Comitês de Tuberculose
Aconteceu nesta quinta-feira (30), a “Assembleia de 10 anos da Rede Brasileira de Comitês de Tuberculose (TB)”. O evento foi realizado em Brasília, das 9h até às 17h e teve como objetivo destacar o trabalho do coletivo e estimular os estados brasileiros a oficializar e instituir seus respectivos comitês estaduais. A cerimônia contou com mesas de debate, palestras e homenagens às pessoas que viabilizaram a criação do coletivo e seus/suas apoiadores/as, entre eles, o ativista e assessor de Projetos da Gestos, Jair Brandão, que também participou de última mesa de debate do evento, representando o segmento da sociedade civil na Rede Brasileira de Comitês de TB.
A Rede foi criada para dar continuidade a um projeto financiado pelo Fundo Global em parceria com a Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas do Ministério da Saúde, realizado entre os anos 2007 e 2012. Desde então, tem atuado em prol da erradicação da doença no Brasil. “Aquele foi um momento histórico”, lembrou Jair Brandão, “foi justamente quando os comitês estavam fortalecidos e precisavam de uma instância nacional para que pudesse representá-lo e trazer as demandas nacionais; também era um momento em que o projeto acabou e os estados e municípios teriam que se responsabilidade para dar continuidade [ao trabalho]”.
Atualmente, os Comitês para o Controle da TB são uma das principais iniciativas de atuação conjunta entre gestão, profissionais da saúde e a sociedade civil, permitindo a manutenção de canais de diálogo para discutir e elaborar estratégias de controle da TB nos estados e/ou regiões do país. “Infelizmente, a gente precisa ser realista” alertou o ativista, “muitos não deram continuidade e hoje também não estão dando; não estão tendo responsabilidade com os usuário, as pessoas e famílias afetadas pela Tuberculose, isso é um desafio que nós temos hoje”. Soma-se a este processo, a invisibilização da política de TB, que foi agravada com a pandemia de Covid-19.
Para Jair, é preciso fortalecer a Rede de Comitês de TB, através da sua institucionalização pelos estados e da inclusão do enfrentamento à doença no orçamento público. “É preciso também que os comitês pensem em fortalecer a sociedade civil, porque sem ela, os comitês não vão sobreviver somente com a gestão. E fortalecer a sociedade não é só apoiar para que esteja presente nas reuniões; é fortalecer nas ações, nos apoios, no financiamento, etc. Há mais de 10 anos que falamos nisso”.
Confira abaixo a lista de homenageades:
Gerson Pereira
Antônio Brito
Carlos Basília
Draurio Barreira
Eri Ishimoto
Euclides Sousa Neto
Jair Brandão Filho
José Carlos Veloso
Ludmila Tavares
Maria Elias Sarmento
Manoel Raimundo de Jesus
Neusa Heinzelmann
Otávio Vasconcelos
Patrícia Werlang
Roberto Pereira
Sheila Santiago
Virgínia Perrucho