Home > Comunicação > Notícias

Gestos e ABONG realizam sessão informativa sobre o C20

Gestos e ABONG realizam sessão informativa sobre o C20

O Brasil está prestes a assumir a presidência do G20, um grupo que reúne as maiores economias do mundo. Esta é uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil organizada incidir sobre as políticas globais. Por isso, na terça-feira (24), a Gestos e a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG) realizaram uma sessão informativa sobre a presidência brasileira no C20 (Civil Society 20). O encontro, que aconteceu de forma virtual, abordou a presidência brasileira no G20 (que irá se consolidar no próximo ano) e os meios de engajamento da sociedade civil junto ao grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo. 

Esta é a primeira vez que o Brasil assume a presidência do G20. Nesse contexto, a ABONG assumirá a presidência do C20, enquanto a Gestos (atual representante da sociedade civil brasileira na Troika do C20) vai desempenhar o papel de Sherpa, ocupando a vice-presidência.

A sessão informativa teve como objetivo explicar o que são o G20 e o C20;  além de apresentar a estrutura de trabalho definida para o ano de 2024, destacando as três prioridades da presidência brasileira do G20: inclusão social e combate à fome, desenvolvimento sustentável e reforma das instituições de governança internacional. 

Ao todo, mais de 100 organizações inscritas participaram do encontro, que representou um importante passo para unir expertises e esforços da sociedade civil em direção a uma economia global mais participativa e que leve em consideração questões de direitos humanos. A sessão completa está disponível no canal do YouTube da ABONG.

O que é e como funciona o C20?

A presidência brasileira do G20 tem três prioridades: inclusão social e combate à fome; desenvolvimento sustentável e reforma das instituições de governança internacional. Através do C20, a sociedade civil organizada pode exercer um papel relevante na elaboração de recomendações para influenciar a política internacional, especialmente no direcionamento das 20 nações mais ricas em direção a uma economia participativa, levando em consideração questões de direitos humanos e o fortalecimento da sociedade civil.

O C20 é um componente global do G20 e está aberto ao diálogo com organizações de todo o mundo, não se restringindo apenas aos países membros do G20. Suas recomendações são elaboradas de forma transparente, com decisões tomadas exclusivamente pelo C20, que é composto por grupos de trabalho independentes e busca a inclusão, colaboração e continuidade, seguindo as recomendações das Nações Unidas.

Através do C20, a Gestos têm desempenhado um papel ativo no acompanhamento das atividades do G20, contribuindo para o fortalecimento dos Direitos Humanos e ampliando os horizontes de discussão da economia internacional e a reformulação da arquitetura financeira.

A formação da Troika, que em 2024 será composta por Índia, Brasil e África do Sul, será essencial para garantir a continuidade das resoluções e compromissos do C20. A estrutura do grupo de engajamento inclui um conselho diretor internacional, um comitê diretor executivo e grupos de trabalho temáticos, com decisões baseadas em princípios democráticos. 

A apropriação da linguagem econômica e a busca por meios de implementação para políticas e programas que promovam a justiça econômica e social, com a participação ativa de diversos grupos e instâncias na tomada de decisões é fundamental para que a sociedade civil possa usar o C20 como uma oportunidade significativa para incidir efetivamente sobre temas globais.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.