Gestos é uma das 38 iniciativas da sociedade civil homenageadas no Mês do Orgulho LGBTQIA+
Na noite da última quarta-feira (29) a Câmara Municipal do Recife realizou uma sessão solene para homenagear e reconhecer o trabalho de ativistas, organizações e movimentos sociais em prol da população LGBTQIAP+. O encontro aconteceu em alusão ao Dia do Orgulho LGBT (28 de junho) e foi realizado às 18h, no Plenário da Casa. A sessão é fruto de um requerimento feito pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) e foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS). Além da entrega dos certificados, também houveram apresentações das artistas Sharlene Esse, Salário Mínimo e Márcia Vogue.
Em seu discurso de abertura, Ivan Moraes saudou a todes presentes e agradeceu pelos ensinamentos da comunidade LGBTQIA+. “foram vocês que me ensinaram sobre a importância de se tratar os diferentes, de forma diferente, para que todo mundo tenha os mesmos direitos; são vocês que cada vez mais eu quero ver ocupando esses espaços não apenas nas sessões solenes, mas também nas sessões ordinárias e quem sabe, cada vez mais, aqui nessa tribuna; representando-se, identificando-se e trazendo para esta casa a necessária diversidade que esta casa precisa”.
Na ocasião, a Gestos foi uma das 38 organizações homenageadas. Para a assessora de Programas Institucionais, Juliana Cesar, que representou a organização durante a solenidade, a cerimônia foi importante e que “a Gestos foi fundada em 1993 (há 29 anos) para enfrentar o HIV/AIDS sob uma perspectiva integral” e que “questões de sexualidade, identidade e gênero são temas centrais para a instituição; assim como o enfrentamento do estigma, do preconceito e da discriminação em todas as suas formas. Vemos essa homenagem como um reconhecimento dessas ações de luta da Gestos ao longo destas quase três décadas de atuação, que sempre foram dedicadas à defesa dos direitos e do reconhecimento pleno de todas as pessoas em sua integralidade.”
Aprovação do Conselho Municipal de
Além da solenidade, as organizações, movimentos e ativistas presentes também celebraram a aprovação do Projeto de Lei do Executivo (PLE) 12/2022, que institui o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+. O projeto foi aprovado em primeira discussão, por votação nominal, referendando pareceres das cinco comissões por onde passou: Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento; Defesa dos Direitos da Mulher; Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo; Direitos Humanos e Cidadania
Para Juliana Cesar, a aprovação é fruto de uma luta que já vem sendo travada há longa data. “Foi a segunda tentativa de aprovação e conseguimos derrotar iniciativas conservadores que se articulam na Câmara dos Vereadores”, explica a assessora de projetos, “a Gestos, que tradicionalmente atua nos espaços de participação e controle social, acolhe e vê com muitos bons olhos essa aprovação; esperamos que o conselho seja mais um espaço de atuação da comunidade LGBT na defesa, promoção, desenho e avaliação das políticas públicas que devem existir para esse segmento”.
Estas foram as pessoas e instituições homenageadas:
- “Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco – AMOTRANS”
- “Brota Produtora”
- Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT
- Centro Estadual de Combate á Homofobia – CECH
- “Club Metrópole”
- “Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco – CoMLésBi”
- “Coletivo LGBT do PSOL”
- “Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Pernambuco”
- “Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT de Pernambuco”
- Coordenação de Saúde LGBT – Recife
- Fernanda Falcão
- “Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero – Recifest”
- Fórum LGBT de Pernambuco
- Gabriel Catel
- GERÊNCIA DE LIVRE ORIENTAÇÃO SEXUAL- GLOS
- “Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero”
- “Grupo de Trabalho e Prevenção Posithivo – GTP+”
- “Instituto PAPAI”
- José Lídio (Salário Mínimo)
- LGBT Surdo
- “Mães da Resistência”
- Maria Clara de Senna
- Movimento Independente de Homens Trans de Pernambuco (MOVIHT-PE)
- “Movimento LGBT Leões do Norte”
- Nova Assosssiação de Travestis e Transexuais de Pernambuco – NATRAPE
- “Núcleo de Defesa e Promoção de Direitos Humanos da Defensoria Pública de Pernambuco”
- “Núcleo de Políticas LGBT da UFPE”
- “Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculinidades (GEMA/UFPE)”
- Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital do Ministério Público de Pernambuco”
- Quintal das Rachas
- “Rede Autônoma de Travestis e Transexuais de Pernambuco – RATTs-PE”
- “Rede Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras Feministas – Candaces”
- “Rede Nacional de Travestis, Transexuais e Homens Trans – RNTTHP”
- Rede Nacional de Pessoas com HIV e AIDS (RNP +) em Pernambuco
- Rede Sapatá
- Robeyoncé Lima
- Surto e Deslumbramento
- VP de Diversidade e Inclusão do Sport Clube Recife