Home > Comunicação > Notícias

Prevenção Combinada do HIV: inscrições abertas para profissionais da saúde e população LGBTI+ de Petrolina

Prevenção Combinada do HIV: inscrições abertas para profissionais da saúde e população LGBTI+ de Petrolina

Estão abertas as inscrições para o último webinário “Prevenção Combinada do HIV – Qual é a sua?” para profissionais de saúde e população LGBTI+ do município de Petrolina. A formação acontecerá na próxima segunda-feira (18), das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas através do link https://bit.ly/3KqvfiJ. As aulas são ministradas por ativistas e profissionais da saúde através da plataforma Zoom. Estão sendo ofertadas 50 novas vagas e os/as participantes recebem uma ajuda de custo de R$ 50,00. 

Em desenvolvimento desde o final de fevereiro, o projeto tem capacitado a atuação de profissionais da saúde e população LGBTI+ como multiplicadores/as de informação em ações de prevenção combinada em diferentes regiões do estado de Pernambuco. Desde o dia 25 de fevereiro foram realizados 4 webinários nas cidades do Recife, Região Metropolitana, Caruaru e Salgueiro (respectivamente).

Durante as formações, o público debate sobre Prevenção Combinada – um conjunto de procedimentos e métodos disponíveis para evitar a transmissão e/ou infecção pelo vírus HIV, causador da  síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Juntos, esses métodos e procedimentos compõem a “Mandala” da prevenção combinada, que funciona de maneira complementar e interligada.

Os webinários permitem que a população LGBTI+ e profissionais de saúde se apropriem de informações e estratégias de prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), ao mesmo tempo em que estimula a autonomia das pessoas ao escolherem os métodos preventivos que melhor dialogam com suas especificidades.

O projeto é uma realização da Gestos com o apoio do Programa Estadual de HIV/Aids, Outras ISTs e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE) e em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Integral da População LGBT de PE; a Superintendência de Atenção Primária da SES/PE; o Fórum LGBT de PE e o Conselho Estadual de Promoção dos Direitos da População LGBT+ de PE.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.