Home > Comunicação > Notícias

Gestos reúne organizações feministas da América Latina com o objetivo de debater estratégias para a 66ª CSW da ONU

Gestos reúne organizações feministas da América Latina com o objetivo de debater estratégias para a 66ª CSW da ONU

Em parceria com a ICW Latina, FEIM e IPPF, a Gestos promoveu, na noite dessa segunda-feira (21), o webinario ‘Mulheres que dão resposta ao HIV a caminho da CSW 66’. O encontro reuniu mais de 30 mulheres de diferentes países e organizações feministas da América Latina com o objetivo de traçar estratégias de incidência política para levar à Comissão Sobre a Situação da Mulher, promovida pela ONU, em março.

O tema da 66ª edição da CSW aborda a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas no contexto de políticas sobre mudança climática, meio ambiente e redução de riscos e desastres. Na ocasião, um dos grandes desafios colocados pela sociedade civil latinoamericana foi a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos, com uma atenção voltada às mulheres que vivem ou convivem com HIV/AIDS.

“Na América Latina, desde 2016, tivemos países que começaram a mudar suas posições políticas e encarar um retrocesso no campo dos direitos sexuais, reprodutivos, aborto e discriminação com as pessoas que vivem com HIV, como é o caso do Brasil. Então é muito importante que os movimentos de mulheres que trabalham com HIV atuem nesses processos globais.”, defende Alessandra Nilo.

A reunião foi conduzida por Mariana Lácono, Coordenadora Nacional da ICW Argentina, Pamela Martíns, Gerente de Comunicação e Advocacy do IPFF, e Alessandra Nilo, Coordenadora Geral da Gestos, com apoio do UNAIDS. Todas/os participantes puderam contribuir com o processo.

Sobre a CSW
A 66ª Comissão sobre a Situação da Mulher, promovida pela Organização das Nações Unidas, acontecerá de 14 a 25 de março de 2022. Devido à pandemia da Covid-19, a sessão vai ocorrer em formato híbrido. Todos os eventos paralelos serão virtuais.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.