Home > Comunicação > Notícias

Memorial em homenagem aos 40 anos de luta contra a Aids é inaugurado no Pátio de Santa Cruz

Memorial em homenagem aos 40 anos de luta contra a Aids é inaugurado no Pátio de Santa Cruz

Na manhã deste 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Articulação Aids em Pernambuco em parceria com a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) fixaram uma placa em homenagem aos 40 anos de luta contra a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). O memorial foi instalado no Pátio de Santa Cruz (no bairro da Boa Vista, centro do Recife) por volta das 10h da manhã. Ativistas e Organizações da Sociedade Civil (OSC) realizaram uma manifestação pública no local. Ao final da ação, uma árvore foi plantada no local, simbolizando a vida e em honra àqueles e àquelas que se foram em decorrência da doença.

A fixação da placa, que carrega a frase “40 anos do HIV/AIDS no mundo: solidariedade na luta contra Aids – Viva a Vida”, é um importante marco para a história do Movimento AIDS em Pernambuco. Para Jair Brandão, assessor de projetos da Gestos, a instalação serve para “eternizar nessa praça de luta e de resistência que nunca vamos esquecer ninguém, porque a cada hora morre alguém com Aids no Brasil; a cada hora perdemos uma pessoa, uma vida”. 

Contudo a instalação da placa não pode ser um fim em si mesma, pois como Jair destaca, “a AIDS não está resolvida, ela está invisibilizada” e questiona: “hoje é o 1º de dezembro e cadê as campanhas de prevenção ao HIV e à AIDS da cidade do Recife e do estado de Pernambuco?”, chamando atenção para a ausência de materiais de comunicação sobre cuidados com a saúde sexual e os novos métodos que compõem a Mandala da Prevenção Combinada; além da falta de políticas públicas de combate ao estigma, promoção da cidadania, garantia de direitos e, principalmente, dignidade para as pessoas que vivem com HIV/AIDS.

O Dia Mundial de Combate à AIDS acontece somente uma vez por ano; contudo, deve ser um compromisso da sociedade civil e da gestão pública fazer com que essa luta não se restrinja à colocação de uma placa ou um monumento carregado de simbolismos, mas parado no espaço e no tempo. É preciso fazer com que o 1º de dezembro seja todos os dias do ano!

Leia também:

Gestos no Mundo – Uma retrospectiva dos 40 anos de luta contra a AIDS

No Dia Mundial de Combate à AIDS, OSCs vão à Câmara do Recife debater o Passe Livre para PVHAs

Gestos e AdoleScER retomam o Plantão da Prevenção

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.