Home > Comunicação > Notícias

Fast-Track Cities: Evento online reúne cidades para debater avanços e desafios na resposta ao HIV

Fast-Track Cities: Evento online reúne cidades para debater avanços e desafios na resposta ao HIV

Fonte: UNAIDS Brasil

 

Na véspera do Dia Mundial da AIDS, o UNAIDS Brasil reuniu virtualmente representantes do legislativo e executivo municipais e estaduais, sociedade civil e profissionais de gestão da saúde de 15 cidades brasileiras no lançamento dos “Diálogos Fast-Track Cities”, a fim de debater os avanços, desafios e entraves nas respostas ao HIV no âmbito municipal.

A iniciativa faz parte do projeto Fast-Track Cities, lançado em 2014, na cidade de Paris, com o objetivo de acelerar os esforços de municípios ao redor do mundo na resposta ao HIV. Até o momento, mais de 300 cidades já assinaram a Declaração de Paris, que marca a adesão à iniciativa. No Brasil, 42 cidades e dois estados aderiram ao projeto.

Os Diálogos Fast-Track Cities buscam fornecer apoio técnico, por meio de webinários e reuniões técnicas virtuais, a 15 das 42 cidades brasileiras signatárias da Declaração de Paris, que foram priorizadas com base em dados epidemiológicos, além de dois estados signatários. O objetivo é que desenvolvam planos de ação de gestão, baseados em dados locais, para alcançar a meta de acabar com a AIDS como ameaça à saúde pública até 2030. Existe a possibilidade, também, de transferências de recursos para ações da sociedade civil em projetos liderados pela comunidade em parceria com a gestão pública local.

Os municípios participantes dos Diálogos Fast-Track Cities foram escolhidos com base nos dados do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS de 2020, do Ministério da Saúde. São eles: Belém (PA), Canoas (RS), Caxias do Sul (RS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Itajaí (SC), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Sant’Ana do Livramento (RS), Sapucaia do Sul (RS), Tabatinga (AM), Uruguaiana (RS), Viamão (RS), Vitória (ES). Também foram incluídos os Governos Estaduais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As cidades e estados participantes dos Diálogos Fast-Track Cities receberão apoio técnico para qualificação da gestão baseada em evidências científicas, com a análise dos dados de cada município participante.

Para Claudia Velasquez, diretora e representante do UNAIDS no Brasil, é fundamental apoiar as cidades signatárias da Declaração de Paris do Fast-Track Cities para que avancem consistentemente na meta de acabar com AIDS até 2030. “As 15 cidades e dois estados que participarão dos Diálogos Fast-Track Cities terão a oportunidade de dialogar e trocar conhecimento e dados para oferecer uma atenção livre de discriminação e estigma às pessoas vivendo com HIV, especialmente as mais vulneráveis”, completa.

Os Diálogos Fast-Track Cities serão realizados a partir de agora no formato regional. As próximas datas para realização do evento são:

  • 06 de dezembro para a Região Sudeste;
  • 10 de dezembro para a Região Sul;
  • 13 de dezembro para a Região Norte;
  • 20 de dezembro para a Região Nordeste.
Temas deste texto: Fast-track cities - HIV/AIDS - UNAIDS Brasil

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.