Nota de pesar ao falecimento de Geraldo Pinho, eterno programador do Cinema São Luiz
Na manhã desta terça-feira (9) acordamos de luto, com a passagem de Geraldo Pinho, querido representante do nosso audiovisual. Ele faleceu em sua casa enquanto dormia, aos 70 anos, e certamente estava sonhando com o cinema, que tanto amava.
Mas nós não vamos esquecê-lo. Ele sempre apoiou as iniciativas das organizações da sociedade civil na cultura e foi assim que no final dos anos 1990, nos ajudou a exibir no Cineteatro do Parque o Festival Mix Brasil. Geraldo, gerente e programador na época, nos recebeu de braços abertos porque ele era, além de tudo, também um ativista no cinema, um questionador dos ‘lugares-comuns’, como tantas vezes comentou.
Então muito obrigada Geraldo por nos ajudar a trazer ao Recife um festival controverso e a falar de AIDS, diversidades e sexualidades sem tabus ou filtros, num equipamento público, que tornava acessível essas reflexões a milhares de pessoas. Você sempre acreditou nessa ponte entre saúde e cultura e nos fará falta, neste momento de perdas e onde amantes da cultura, como você, têm sido ainda mais trucidados no Brasil.
A equipe da Gestos manifesta grande pesar e transmite sinceros sentimentos aos/às familiares. E agradecemos pela vida de dedicação à cultura e ao Recife.
Obrigada Geraldo Pinho!
Salve, Geraldo.
EQUIPE GESTOS
9 de novembro de 2021.