Home > Comunicação > Notícias

Quer entender mais sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos? O GT Jovem te explica!

Quer entender mais sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos? O GT Jovem te explica!

Ao longo deste mês de agosto, a Gestos desenvolve uma nova iniciativa de comunicação, a fim de informar sobre direitos sexuais e reprodutivos de todas as populações (independentemente de orientação sexual e identidade de gênero). O Podcast “Papo Jovem: os direitos que ninguém te contou” é uma ação desenvolvida e apresentada pelos/as integrantes do GT Ativismo Jovem, composto por pessoas entre 18 e 29 anos. O programa está disponível no Spotify e pode ser acessado gratuitamente.

Até o dia 20 de agosto serão lançados 4 episódios (sempre às sextas-feiras), cada um deles trazendo diferentes abordagens sobre o tema, em uma perspectiva central para um público jovem e essencialmente diverso. Apresentado por dois/duas integrantes do GT, cada debate promovido tem a participação de uma convidada, ou convidado – humanizando e qualificando a conversa que flui de maneira leve ao longo de pouco mais de 20 minutos. 

“Os direitos sexuais e reprodutivos são temáticas que começaram a ganhar força na década de 1960, período em que foram desenvolvidas internacionalmente as políticas de planejamento familiar”, explica o ativista Filipe Paraíso, que apresentou o primeiro episódio da série. “Não podemos esquecer que a luta pelos direitos das mulheres, iniciada no século XIX, já pautava muitas dessas discussões”.

Os direitos sexuais e reprodutivos dizem respeito à liberdade e expressão sexual, assim como à autonomia individual, integridade (física e moral), segurança, privacidade, responsabilidade (individual e coletiva), pleno acesso à informação e, acima de tudo, o prazer (livre de julgamentos morais e/ou qualquer tipo de violência).

Em resumo, podem ser compreendidos como o conjunto de direitos humanos que garantem liberdade e autonomia de cada pessoa sobre seu corpo, podendo expressar e viver sua orientação sexual (independente de identidade de gênero), livre de qualquer tipo de discriminação e preconceito; bem como escolher práticas sexuais seguras, prevenindo gravidez e/ou infecções sexualmente transmissíveis (IST).

A estreia do programa aconteceu no último dia 30 de julho, quando os ativistas Filipe Paraízo e Paulo Favaretto entrevistaram Lara Buitron, militante da coletiva MULEsta e do Fórum de Mulheres de Pernambuco, para responder à pergunta: “O que a juventude tem a ver com isso?”. Já no segundo episódio (que foi ao ar no dia 6 de agosto), o bate papo foi com Yuna Vitória – mulher trans, mãe e pesquisadora do Direito, que ao lado de Nykolly Castro e Daivson Silva trataram da temática dentro da perspectiva de pessoas trans.

Para conferir os primeiros e os próximos episódios dessa série de podcasts, acesse: https://spoti.fi/3fTxmOK 

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.