Home > Comunicação > Notícias

Seminário discute HIV/Aids, COVID-19 e oportunidades para igualdade de gênero

Seminário discute HIV/Aids, COVID-19 e oportunidades para igualdade de gênero

Nesta terça-feira (16/06) acontece o segundo seminário online promovido pela Gestos, em parceria com a entidade Corresponsales Clave, com apoio do UNAIDS, para debater temas relacionados à Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto da pandemia do novo coronavírus. O tema desta terça é “HIV/Aids, COVID-19 e oportunidades para igualdade de gênero”. Os seminários são gratuitos, através da plataforma Zoom.

Para participar é preciso fazer uma pré-inscrição através do link https://tinyurl.com/SIDACovidGenero. Nesta terça debaterão Mariana Iácono (ICW Latina), Cleiton Euzébio (Diretor interino do UNAIDS no Brasil) e Ricardo Baruch (IPPF/WHR).

Os eventos acontecem no mês de junho e têm o objetivo de aproximar os temas da Agenda 2030 das entidades que atuam no campo do HIV e da Aids no Brasil e na América Latina e Caribe. O início da conferência é às 16h, no horário de Brasília.

Os ODS e as entidades que atuam com HIV/Aids
O primeiro seminário desta série de três eventos aconteceu no último dia 2 de junho, com o tema “AIDS, COVID-19 e Desenvolvimento Sustentável”. O evento contou com Mabel Bianco (presidenta de FEIM, integrante da Mesa de Vinculação da CEPAL e do Grupo Maior de Mulheres DA ONU); Cesar Nuñez (diretor regional do UNAIDS para a América Latina e Caribe); e comentários de Javier Hourcade Bellocq (Corresponsales Clave).

Em todos os eventos online promovidos neste mês de junho, o destaque tem sido dado especialmente aos ODS que têm interligação mais direta com os temas relativos ao HIV/Aids: o ODS 3 (Saúde), o ODS 5 (Igualdade de Gênero), o ODS 10 (Desigualdade), além de também abordar algumas temáticas relativas aos eixos de desenvolvimento econômico.

“Neste contexto da pandemia de COVID-19 em todo o mundo, a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é ainda mais urgente e é muito importante que mais grupos do movimento HIV se envolvam nos processos de debate sobre desenvolvimento sustentável em nossa região”, destaca a coordenadora da Gestos, Alessandra Nilo. A Gestos é uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 no Brasil (GT Agenda 2030).

O próximo evento será em 30 de junho de 2020, com o tema “AIDS, COVID-19 e Desigualdades”. Link para inscrição: https://tinyurl.com/SIDACovidDesigualdades

Leia também:
Gestos fará seminários online sobre Agenda 2030 para entidades que atuam com HIV/Aids

Temas deste texto: AIDS - HIV - Igualdade de gênero - Unaids

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.