Home > Comunicação > Notícias

Gestos mantém testagem para HIV em jovens com agendamento por telefone

Gestos mantém testagem para HIV em jovens com agendamento por telefone

Durante a pandemia do coronavírus, é muito importante manter os cuidados e as medidas de prevenção em relação à propagação do vírus e também manter o autocuidado e a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Mesmo funcionando em sistema especial – por conta da pandemia da COVID-19 – a Gestos continua oferecendo testagem gratuita para HIV por fluido oral para jovens de 19 a 29 anos. O teste é um dos atendimentos do Espaço Saúde e Sexualidade para Jovens e Adolescentes. É totalmente gratuito, realizado na sede da Gestos, com hora marcada, por profissional especializada, sempre às quartas-feiras. Para agendar o atendimento, é preciso ligar para o fone (81) 3421-7670.

“Decidimos fazer esse plantão de testagens para que, nesse momento de insegurança, os jovens e as jovens que necessitem realizar a testagem possam vir até nós e tirar suas dúvidas”, conta Jô Meneses, coordenadora de Projetos da Gestos. “A realização do teste para HIV é muito importante, pois o resultado for positivo, a pessoa poderá começar o tratamento o mais rápido possível e, assim, diminuir sua carga viral e evitar que adoeça de Aids”, explica Jô Meneses, lembrando que “mesmo sem existir uma cura, com o uso contínuo dos antirretrovirais, a carga viral se torna indetectável”. “No caso de resultado ser negativo para o HIV, é uma chance de a pessoa mudar seus hábitos e de começar a se prevenir ao ter relações sexuais”, enfatiza Jô Meneses.

A enfermeira da Gestos Nise Santos, responsável pela testagem durante esta pandemia, explica como funciona esse processo. “Nós fazemos o teste por fluidos orais para identificar se há anticorpos para HIV, o que indica que houve contato com o vírus. Em alguns minutos temos o resultado. Caso o resultado seja positivo, daremos todo o encaminhamento necessário para que a pessoa possa iniciar o tratamento e receber apoio psicológico especializado”, descreve Nise Santos.

Ela conta que nas últimas semanas, o número de pessoas que tem feito o teste para HIV reduziu bastante, por conta da pandemia do COVID-19 e que isso é preocupante. “Costumávamos fazer mais de 50 testes por mês. É preciso que as pessoas continuem a se testar, pois mesmo com essa pandemia, elas continuam se colocando em risco de se infectar com o HIV e outras ISTs e o tratamento e a prevenção a estas infecções não podem parar”, ressalta a enfermeira.

A Gestos não só oferece a testagem, como também disponibiliza um acolhimento diferenciado para os/as jovens. A partir de uma escuta qualificada, a equipe da Gestos oferece orientação especializada com serviço social e acompanhamento psicológico para que a pessoa atendida possa esclarecer as suas dúvidas relacionadas a saúde sexual e reprodutiva.

Serviço
Testagem Rápida para HIV
Jovens de 18 a 29 anos
Na sede da Gestos (Rua dos Médicis, n° 68, Boa Vista, Recife)
Às quartas-feiras, com hora marcada através do fone (81) 3421-7670

Temas deste texto: Jovens

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.