Home > Comunicação > Notícias

Gestores de saúde e ativistas do Recife e do interior debatem prevenção combinada ao HIV/Aids

Gestores de saúde e ativistas do Recife e do interior debatem prevenção combinada ao HIV/Aids

Debater e difundir as várias formas de prevenção do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é o foco do Seminário “Pré-parada: Vamos combinar nossa prevenção”, promovido pela Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero nesta terça-feira (10/09). O evento faz parte da programação da 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco e acontece no Marante Plaza Hotel, das 8h às 18h. Participarão do encontro ativistas do movimento LGBTI+, gestores dos programas estadual e municipais de IST/Aids, dos equipamentos LGBT do estado – que atuam diretamente com o tema da prevenção ao HIV/Aids na Região Metropolitana do Recife e no Interior de Pernambuco.

“Nossa intenção é nivelar os conhecimentos dos e das ativistas LGBTI+ e dos Gestores de IST/Aids e Saúde Integral LGBTI+ em relação às agendas sobre o tema da prevenção combinada nacional e estadual. Também queremos apresentar a agenda estratégica para ampliar o acesso e o cuidado integral das populações-chave em HIV, Hepatites Virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis”, explica Jair Brandão, assessor de Projetos da Gestos.

A expectativa é que o evento contribua para a elaboração de uma agenda estratégica mínima sobre o acesso e o cuidado integral das populações-chave para o enfrentamento ao HIV e outras ISTs junto aos Programas Estadual e Municipais de IST/Aids e Equipamentos LGBT do estado de Pernambuco. São consideradas populações-chave gays e homens que fazem sexo com outros homens (HSH), travestis e transexuais, pessoas que usam álcool e outras drogas, pessoas privadas de liberdade e trabalhadores e trabalhadoras do sexo.

O número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil voltou a crescer, principalmente entre os jovens. A taxa de infecção na faixa entre 20 e 24 anos mais que dobrou no Brasil entre 2009 e 2019. A epidemia tem se espalhado de forma silenciosa, principalmente por falta de ações de prevenção.

Até agora estão confirmadas presenças de ativistas e gestores dos municípios de Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Araripina, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Palmares, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, São Lourenço da Mata e Tabira. A meta é alcançar as 12 Regiões de Saúde de Pernambuco.

O seminário “Pré-Parada: Vamos combinar a prevenção” é realizado com recursos do Projeto 914BRZ1138 do AIDS SUS. Tem o apoio da AHF (AIDS Healthcare Foundation), Fórum LGBT de PE, Rede LGBT do Interior, Articulação Aids em PE, ArtJovem LGBT, Programa Estadual de IST/Aids de PE e da Coordenação Estadual de Saúde Integral da População LGBT de PE.

Lançamento

A partir das 17h30, dentro da programação do seminário, será lançado o livro “LGBTfobia na Educação e a Atuação da Gestão Escolar”, de Emerson Santos (Ativista LGBT e Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade de Campina Grande/PB). A obra é resultado da dissertação de mestrado em Educação Contemporânea e busca enfatizar o papel da escola no combate à LGBTfobia. Também aborda a importância do acesso pleno aos estudos pelas pessoas LGBTs.

O que? Seminário Pré-Parada: Vamos combinar a prevenção
Quando? 10 de setembro de 2019 (terça-feira)
Onde? Marante Plaza Hotel (Av. Boa Viagem, 1070, Pina)
Horário? 8h00 às 18h00

Temas deste texto: AIDS - HIV - Prevenção combinada

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.